quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Síntese do texto “A formação acadêmica e o despertar do espírito científico”

Bem verdade que os saberes específicos, seja de qual área for, são importantes para dar suporte aos que estão interessados em seguir uma carreira. O domínio de uma especificidade vai dar ao indivíduo a capacidade técnica de exercer a profissão que escolheu com qualidade.

Porém, diante da complexidade do mundo e dos diversos tipos de relações entres os seres que o habitam, o conhecimento específico de uma dada área já não é o suficiente para contribuir com o esclarecimento do homem em seu meio. A concepção das coisas ficará limitada, e pior ainda ficarão as futuras gerações que aprenderem conceitos distorcidos.

Dessa forma, a universidade entra em seu papel de protagonista de abarcar as diversas áreas para uma melhor concepção do mundo em que se vive. Professores a alunos são daqui para frente responsáveis em divulgar uma nova idéia forma de produzir conhecimentos. A tríade Ensino, Pesquisa e Extensão é uma forma perfeita de como uma universidade deve se portar diante de um público que espera respostas favoráveis aos investimentos feitos. A Pesquisa é um incentivo que o professor dá ao aluno para este descobrir coisas e idéias novas, vertentes diferentes do que são comentadas, a idéia é promover um debate. O Ensino é o repasse do que foi absorvido, o resultados das pesquisas precisam ser levados em conta, informando aos alunos as tendências. E por último a Extensão, que nada mais é do que a questão social, uma formação conscientizadora que se pautou no que foi divulgado. É devolver para sociedade , graças a estudos, o investimento feito.

Como podemos perceber, uma das características do curso acadêmico é a formação universal, plural, fazendo com que o aluno entenda as diferenças entre as áreas, assim sendo uma formação mais humana e compreensível.Dessa forma, vai além do conhecimento da profissão, faz-se entender os processos sociais, históricos e culturais aos quais estão ligados. O estudante então toma essa consciência social para si, como um verdadeiro respeito à vida.

Pensamos também que o contato com diferentes áreas do conhecimento, faz com que o aluno desenvolva habilidades de comunicação com a finalidade de trocas culturais, enriquecimento intelectual e conhecimento humano.

Apesar de que adquirir conhecimentos em áreas diferentes não é muito comum, ainda mais quando existiu a vida inteira uma doutrinação do terror e da passividade nos alunos, não os deixando pensar. Antes de entrar na universidade, o aluno tinha que obedecer a regras. O não questionamento e dúvidas sempre fez parte do aluno, por ele ser passivo a vida inteira. Por isso, um trauma histórico de não haver alunos reivindicadores. Daí que se necessita a figurar do pesquisador, daquele que seja construtor do seu próprio reconhecimento, que não aceite fácil as regras, que desconfie, que tenha senso crítico.

Para ser um aluno com essas características, antes de tudo o acadêmico tem que ser aplicado, ter dedicação e ser organizado. Ler, escrever, pesquisar, elaborar relatórios, fichamentos, resumos, resenhas, etc. Aí que vem a disciplina de metodologia da ciência. De ciência a gente entende um pouco, já que é construída pela pesquisa. Mas o método não e tão claro assim. O método nada mais é do que os meios para chegar a conclusão de uma pesquisa. O método científico é um conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiência a fim de produzir novo conhecimento. Um método nunca é igual ao outro, são diferentes de uso em pessoa e pessoa, mas precisa ser demonstrado quais são os procedimentos que o comprovam.

Persistência, dedicação, abertura para novidade e metodologia são características fundamentais para exercer a atividade de pesquisador. Esta que vem sendo valorizada não só por produzir conhecimentos, mas sobretudo para os estudantes formados fiquem apenas na formalidade, incompletos.


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