sexta-feira, 9 de julho de 2010

Discursos eleitorais pela internet não terão tanta representatividade de voto nas eleições do Brasil se não forem bem usados

    Depois que o fenômeno social Barack Obama ganhou as eleições em 2009 nos Estados Unidos por causa de sua propaganda bem feita na internet por uma equipe de marketing do atual presidente americano, o mundo inteiro quer copiar. Não fugindo a regra, os atuais presidenciáveis brasileiros desse ano tentam repetir sucesso do primeiro presidente negro do país do Tio Sã.



    Porem, ao considerarmos as questões socioeconômicas e de acesso a internet entre os dois países, poderemos prever o insucesso brasileiro de angariar votos nas eleições se não forem levadas em conta essas diferenças. Isso porque, diferentemente dos EUA, não temos uma população na sua maioria conectada a web. Para se ter uma idéia, apesar de sermos um dos maiores em acesso em internet no mundo graças ao nosso vasto território e contingente populacional, o uso é representado por uma concentração econômica e excludente, já que 35% dos 190 milhões de brasileiros usam a internet, e desses, apenas 16% a tem banda larga.Para se ter uma idéia, essa porcentagem da população que tem internet é menor do que na Argentina, Chile,Uruguai e Colômbia.Nos EUA, 70% da população norte americana tem acesso a internet, sendo dois terços desse número representa o número de pessoas que a usa de forma rápida.


    Apesar do número ainda pequeno de acessos a internet no caso brasileiro para a maioria da população, os principais candidatos a presidência José Serra (PSDB), Dilma Roussef (PT) e Marina Silva (PV) criaram perfis pessoais na rede social de microblog Twitter, para divulgarem suas ações, como reuniões com aliados, convenções e estratégias de atuação, mas logicamente sem entrar muito em detalhes, já que o encontro destes perfis é fácil para quem sabe utilizar as ferramentas da atual febre virtual e dentre eles podem estar adversários. O Twitter acaba servindo de uso para profissionais da comunicação pesquisarem e divulgarem as ações destes candidatos no rádio e na TV; o que isso também não deixa de ser estratégia de marketing dos presidenciáveis a saberem da condição social do uso da internet no nosso país.

    Portanto, o uso de redes sociais na internet por políticos só dará certo no Brasil caso os publicitários souberem identificar as diferenças que existem no contexto brasileiro em relação ao americano. E o conteúdo que deverá estar disponível terá de ter teor jornalístico, para que este espalhe aquele em sua convergência de mídias nas quais a maioria da população brasileira tenha acesso. Enquanto não houver políticas públicas de inclusão digital com internet a preço baixo e de banda larga, será assim. A internet continuará a produzir conteúdo para os outros meios mais acessíveis, pois se produzir para ela, será pouco visível no Brasil.



Notas:



1 – Da Agência Brasil – A Finlândia é o primeiro país do mundo a determinar, em lei, o acesso livre à banda larga como direito básico ao cidadão. A lei está valendo desde 1ª de julho e assegura a todo finlandês o direito de acessar a internet a velocidade mínima de 1 megabyte por segundo (1MB/s). Até 2015, o governo finlandês promete conectar toda a população a uma velocidade de 100 MB/s.

    Localizada no Norte da Europa, a Finlândia tem cerca de 5,3 milhões de habitantes, menos do que o número estimado pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE) para o município do Rio de Janeiro, no ano de 2008, que é de 6,1 milhões.

    A Finlândia é o país menos povoado da União Europeia e registra uma taxa de alfabetização de 99%. No país, os idiomas falados são o finlandês e o sueco. As autoridades finlandesas estimam que 96% da população já tenha acesso a internet.

    Pela lei da Finlândia, todas as empresas de telecomunicação do país estarão obrigadas a oferecer o serviço à população.


2 – O arquipélago de Fernando de Noronha–PE terá internet Wi-Fi para todos que estiverem no local. Os moradores ao fazerem um cadastro, receberão uma senha. O mesmo vale para os turistas, assim que desembarcarem, receberão uma senha de acesso ainda no aeroporto.

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