segunda-feira, 26 de novembro de 2012

De onde vem o interesse pela política sabendo que ela não tem jeito


O fenômeno do interesse pela vida pública sabendo que a política está menos acreditável não é tão difícil de explicar. O autor  John B. Thompson erra em sua obra "A Nova Visibilidade" quando diz que os políticos fazem esforços por uma vida comum para se aproximar mais do povo, visto que diante do poder pessoas antes humildes se tornam menos táteis pela população, numa espécie de sentimento de estar acima da humanidade. Além de se apresentarem como seres imutáveis de erro e íntegros.

O real motivo desse interesse, exposto pelo autor, pode estar ligado a natureza humana de escancarar o roubo, humilhar que antes se achava acima de todos, tirar o poder, e portanto, tornar os políticos iguais aos pobres mortais.

O contato com esse tipo de fato só foi possível com a mudança estrutural do ethos jornalístico, no investimento em investigação que trouxe a euforia das descobertas que evidenciaram escândalos durante o século XX.

Outro motivo foi a vigilância da vida pública com as novas tecnologias, a possibilidade de escancarar os roubos pelo aparato de câmeras escondidas, gravadores e fotografias que podem ser feitas por qualquer pessoa.

Por último, o interesse pela política em tempos de descrédito é o declínio da política ideológica, que muitas pessoas se decepcionaram com a falta de lógica da ideologia com a prática de alguns partidos. A política passou a ser de confiança, centrada na figura apenas do político, no que ele faz, se é honesto e se tem antecedentes que o mancharam. Tudo isso leva a discursão a cada novo pleito, prendendo a atenção de todos na desconfiança do eleitorado e preocupação com seu interesse.

Disputas por visibilidade na era midiática

Diante do fato de no atual momento o domínio público poder ter posse de novas ferramentas comunicacionais, há uma imensa gama de aparições de políticos em diversas situações. Algumas delas para se autopromoverem. Os políticos profissionais sabendo do turbilhão midiático se mostram cada vez mais em situações que podem conferir a eles a credibilidade como proximidade com o povo, solenidades de abertura de alguma obra e outras coisas mais. As assessorias de imprensa, por exemplo, também fazem questão de divulgar imagens que agreguem o valor simbólico de seus assessorados para o público.

* Análise baseada no texto "A Nova Visibilidade" de John B.Thompson