O fenômeno do interesse pela vida pública sabendo que a
política está menos acreditável não é tão difícil de explicar. O autor John B. Thompson erra em sua obra "A Nova Visibilidade" quando diz que os políticos fazem esforços por uma vida comum para se aproximar
mais do povo, visto que diante do poder pessoas antes humildes se tornam menos
táteis pela população, numa espécie de sentimento de estar acima da humanidade.
Além de se apresentarem como seres imutáveis de erro e íntegros.
O real motivo desse interesse, exposto pelo autor, pode
estar ligado a natureza humana de escancarar o roubo, humilhar que antes se
achava acima de todos, tirar o poder, e portanto, tornar os políticos iguais
aos pobres mortais.
O contato com esse tipo de fato só foi possível com a
mudança estrutural do ethos jornalístico, no investimento em investigação que
trouxe a euforia das descobertas que evidenciaram escândalos durante o século
XX.
Outro motivo foi a vigilância da vida pública com as novas
tecnologias, a possibilidade de escancarar os roubos pelo aparato de câmeras
escondidas, gravadores e fotografias que podem ser feitas por qualquer pessoa.
Por último, o interesse pela política em tempos de
descrédito é o declínio da política ideológica, que muitas pessoas se
decepcionaram com a falta de lógica da ideologia com a prática de alguns
partidos. A política passou a ser de confiança, centrada na figura apenas do
político, no que ele faz, se é honesto e se tem antecedentes que o mancharam.
Tudo isso leva a discursão a cada novo pleito, prendendo a atenção de todos na desconfiança
do eleitorado e preocupação com seu interesse.
Disputas por visibilidade na era midiática
Diante do fato de no atual momento o domínio público poder
ter posse de novas ferramentas comunicacionais, há uma imensa gama de aparições
de políticos em diversas situações. Algumas delas para se autopromoverem. Os
políticos profissionais sabendo do turbilhão midiático se mostram cada vez mais
em situações que podem conferir a eles a credibilidade como proximidade com o
povo, solenidades de abertura de alguma obra e outras coisas mais. As
assessorias de imprensa, por exemplo, também fazem questão de divulgar imagens
que agreguem o valor simbólico de seus assessorados para o público.
* Análise baseada no texto "A Nova Visibilidade" de John B.Thompson
Nenhum comentário:
Postar um comentário