Reproduzido aqui,o comentário de Arnaldo Jabor à rádio CBN no dia 11/02. O pensamento é feito na comparação entre homens e macacos, que apesar da semelhança de genes, existe uma grande diferença de atitudes entre eles. O homem, ao mesmo tempo que tem a capacidade desenvolvida de expressão e pensamento, poderá usá-los para fazer o mal. Eis a crônica, inteligente,engraçada e,sobretudo,real.
Se os macacos falassem diriam: 'humano é a sua mãe'
Amigos ouvintes, leiam nos jornais que tem um ratinho do campo que fala. É, esqueci o nome dele, mas ele tem frases diversas para avisar a seus companheiros do perigo de predadores. “Quim, quim: olha a cobra aí”. “Quem, quem: a águia vem aí”. Tambem vi outro dia um papagaio que morreu se dizendo que era famoso, que falava tudo e ainda sacaneava o treinador dele. E os cientistas americanos descobriram que os chimpanzés têm 99,9% dos genes humanos.
Assim, eles seriam nossos irmãos. Os americanos querem mudar a classificação da espécie e uni-la a humana. Chimpanzés e nós seriam da mesma turma, os homos. Mas eu não acho que somos próximos dos macacos. Sempre nos achamos o alto da evolução, animais racionais e abaixo de nós o nada, a macacada toda. Não é o que pensa o filósofo Nietszche, que considera o pensamento e a linguagem apenas mecanismos de defesa como o veneno da cobra e o cheiro do gambá. O psicanalista Lacanus considera com defeito de fábrica o buraco entre nós e a natureza, que tentamos preencher falando.
Macaco não fala. Mas macaco mata sem motivo? Macaco se acha superior a nós? Macaco até mete a mão na cumbuca, mas não rouba dinheiro público. Macaco não mente, macaco não diz que ta vendendo panetone. E pelo que se sabe, ainda não há macacos-bomba. Nem macacos ditadores como Hugo Chávez, que aliás, parece um macaco. Macacos roubam filhotes de homens como fazemos com os filhotes de chimpanzés?
Fazermos um upgrade de macaco não adianta nada para impedir a sua extinção como espécie. Macacos são bichos felizes, sem neuroses. Não podemos nos comparar a eles, seria uma ofensa aos macacos. Se eles falassem diriam: “me chama de humano não hein, humano é a sua mãe”!