segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Público vai a Praça Cívica para ver Edgar Morin



    Educadores, sociólogos, comunicadores, estudantes de diversas áreas (que estavam em maioria), cientistas e até gente que não sabia o que estava acontecendo, presenciaram o estudioso francês Edgar Morin na Praça Cívica do Campus Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) na noite desta sexta-feira (17). E o interesse de especialistas de áreas diferentes em escutá-lo é justamente o que ele representa e ensina em suas obras: a conexão dos saberes para uma nova concepção de conhecimento que será conduzida por uma reforma na educação.

    A Conferência intitulada de “O Destino da Humanidade”, foi organizada pelo Grupo de Estudos da Complexidade da UFRN (GRECOM) – instalado por aqui no ano 2000 como primeiro ponto brasileiro da Cátedra Itinerante da UNESCO Edgar Morin CIUEM – com a missão de mostrar aos presentes que uma educação interdisciplinar pode ser a solução para enfrentar as incertezas e angústias do mundo. A intenção do professor Honoris causa da instituição potiguar é de formar um sujeito múltiplo para uma educação complexa, estabelecendo ligações entre as ciências para um saber não tão limitado a áreas específicas e assim formar um ser mais completo intelectualmente. Mas para isso, Morin enfatiza a necessidade de uma “formação do formador”, uma mudança educacional em todos os níveis para um melhor entendimento das coisas pela humanidade. “Técnica, Ciência e Economia estão muito livres e separados, há de ter um controle político e interno, principalmente da Ciência que se dividiu muito, dispersou os saberes e dificultou o conhecimento. Se alguma coisa não for feita vamos entrar num caminho sem volta!”; disse Morin ao se referir ao controle político-ideológico de muitos países do ocidente que instalaram a ignorância para conseguir o que querem.

 Sobre a Teoria da Complexidade

    A Teoria Científica da Complexidade é um ramo da ciência criado por Edgar Morin em 1970, que tem no livro “O Método” (1977) suas principais idéias divididas em seis volumes. A obra se fundamenta nas mudanças que ocorreram no século XX com o fim da bipolaridade de estadunidenses e soviéticos e da era técnica da informação. Para ele ao invés da fragmentação, propõe-se o conceito da complexidade, que é a união e diálogo dos saberes para construir uma nova consciência. E o diálogo com o futuro não para por aí: segundo Morin, a associação do passado com o futuro se dá também na forma de um pensamento complexo. “O conteúdo científico que todos sabem se tornou conhecido por uma mundialização, mas esse modelo é falho historicamente por ter ignorado regiões que poderiam contribuir e conduzir pra uma nova civilização”, disse. O pensador também acredita que um futuro menos sofrível será possível se o progresso for entendido não mais como uma lei histórica, assim os seres humanos não precisariam ficar brigando por qualquer tipo de razão.

Discursos de importância

    Estiveram também presentes na Praça Cívica, o Reitor da UFRN, Ivonildo Rêgo e a Doutora Maria da Conceição Xavier de Almeida, que é coordenadora do GRECOM e amiga pessoal de Edgar Morin. Para o Reitor a 4ª vez que o pensador visita a instituição só pode ser uma demonstração de carinho e de comprometimento com o aprendizado. “Próximo a completar 90 anos, Edgar Morin nos faz refletir até sobre essa questão, que não cansa de querer com sua intensa atividade construir um mundo melhor”, disse. Já coordenadora do GRECOM estava visivelmente emocionada por trazer uma pessoa tão importante à UFRN. “Estar aqui com a riqueza das idéias da educação e conhecedor do método que une pensamentos diferentes é uma honra para todos. A complexidade não deveria se encerrar na universidade mas sim chegar às praças”, concluiu.

Alunos e professores pró e anti-Morin

    O aluno do 6ª período do curso de História da UFRN, Márcio Gleybson Rodrigues da Silva falou como as idéias de Morin é aplicada na sua metodologia de estudo. “Morin propõe uma nova pedagogia de ensino, acabou com aquela idéia de que a História é pura e simples decoreba, é mais que isso, envolve toda uma contextualização e diálogo com o presente”, disse. Porém o mesmo elogio não é feito por alguns professores, como no caso de uma doutoranda em Ciências Sociais que não quis ter seu nome revelado. Ela fala que Edgar Morin não vê o lado social, apenas vislumbra um mundo que não existe e seus argumentos são poucos sustentáveis para solucionar as mazelas das sociedades. “Eu não gosto dele, assim como parte dos que estão aqui, mas tenho que assisti-lo porque até para criticá-lo tenho que conhecer suas idéias. Leia os setes saberes de Edgar Morin e compare com as obras de Paulo Freire que você vai entender do que estou falando. Paulo Freire é mais pé no chão e Morin tem argumentos frágeis”.


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