segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Finjo que sei,finjo que entendo


As pessoas às vezes dizem não estarem muito interessadas em certos telejornais em alguns dias. Declaração sincera da parte delas. Pois o pior é dizer que estão atentas ao que estão passando e no fundo não estão entendendo nada, fazendo cara de entendidas quando na verdade o tédio toma conta.

Isso acontece por que as pessoas responsáveis pela elaboração do conteúdo dos telejornais ignoram certos critérios de noticiabilidade, estes que prendem o telespectador. Nas coisas de jornal, critério de noticiabilidade ou valor notícia, é um valor subjetivo que determina a importância que um fato ou acontecimento tem para ser noticiado. São exemplos de valor notícia: novidade, atualidade, proximidade, curiosidade, morte, tragédia, celebridades, histórias de superação,freqüência, o inesperado,precisão, detalhes, etc. Quanto mais valores-notícia aparecerem numa matéria, mais será chamativa.


Porem nem todos que já estão no mercado querem lembrar das coisas de início da faculdade de Jornalismo.A emissora paulista Redetv, querendo alavancar a audiência do seu telejornal noturno Redetv News, trouxe em julho do ano passado Américo Martins, que atuou 13 anos na respeitada emissora pública britânica BBC. Mas até o momento não vem dando certo. Talvez por Américo Martins ter atuado muito tempo em emissora pública, venha tendo dificuldades no atual emprego privado, na moderna sede em Osasco-SP. Só que esse não é o maior motivo do insucesso. Apesar da qualidade e competência que já demonstrou, Américo Martins não está conseguindo enxergar um dos valores-notícia mais importantes de hoje, em tempos de perca de audiência: a proximidade.

O citado profissional bem sucedido sabe aplicar os outros valores-notícia, principalmente a parte internacional, a qual é tradição da BBC há quase um século. Só que a “proximidade” parece estar esquecida, tem muito noticiário de fora do Brasil no jornal da Redetv, que nem é notícia, pois até no nome é News. Não que o noticiário internacional seja menos importante, ele é tão importante que Américo Martins dá o seu devido valor. Mas o telespectador aqui não vê como aquilo tudo tão distante pode afetar na sua vida prática, alem de nem sempre vir com contextualizações compreensíveis da realidade do outro. Américo Martins erra ao ficar segurando a sua bíblia (manual de jornalismo da BBC) e aplicar sua experiência britânica aos moldes do Brasil.

Está cheio de fato interessante Brasil afora querendo ser pauta, basta saber aproveitar.

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