quinta-feira, 30 de junho de 2011

Teorizando sobre si mesmos-os autores-personagens


Era aula de Cinema sobre um tema muito interessante como a contemporaneidade. Imagine discussões importantes sendo debatidas por pseudo-intelectuais. É um saco! Coisas óbvias tratadas como complexas numa mistura de sotaques impositivos, paralisações pseudo-reflexivas contextualizadas na competição disfarçada em que um quer ser melhor do que o outro em uma necessidade que o ser humano tem de ser endeusado.

O pior de perceber isso são os ouvidos receptores que contribuem com o endeusamento, vangloriando o pseudo-intelectual. Eles prestam atenção, ficam de boca aberta e até desejam ser como aquele ser inalcansável. Após uma interferência vem outra vazia, não complementa a anterior e apenas abre questões vazias.

O desejo de ser daquele jeito é algo viciante que respinga no seu próprio discurso. Quando fala quer ser endeusado também, havendo dessa forma um processo de retroalimentação dessa ação no meio social, sendo então um aspecto cultural da nossa sociedade.

Nada de questionamentos diretos e objetivos. A prolixidade desnecessária faz parte de toda encenação como num filme. As próprias pessoas presentes já dão belos personagens pós-modernos.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Confirmado:Real Madri irá ao Recife e enfrentará o campeão pernambucano de 2012

Por Gustavo Luchesi - Folha de Pernambuco

Em maio deste ano, o diretor-geral da MSC Sports e um dos representantes do Real Madrid no Brasil, o português José Varanda, causou alvoroço na imprensa pernambucana após adiantar que o clube merengue estava planejando realizar a sua intertemporada em terras brasileiras, com Recife sendo uma das sub-sedes da passagem dos espanhóis pelo País.


Agora tudo tem data. Segundo Varanda confirmou hoje de manhã, na grande final do peneirão Novos Talentos, o Real Madrid chega em julho de 2012 e passará 23 dias no Brasil.

E mais: Kaká, Cristiano Ronaldo e companhia irão enfrentar o campeão pernambucano de 2012, na última semana de julho, em jogo que será realizado no Arruda.

O contrato garantindo a vinda da equipe madridista já está assinado, segundo José Varanda.

Os últimos detalhes desta vinda do Real serão finalizados em setembro deste ano, quando haverá um jantar entre um representante da diretoria do Real Madrid, o governador Eduardo Campos e presidente da FPF, Carlos Alberto Oliveira.

O encontro acontecerá para tratar de assuntos como esquema de segurança para o time merengue, acomodação de todos os integrantes do clube, entre outras coisas.

Torcida sem fim-TJS

Crianças trabalhando

Charge:Cleuber

Buracos de Natal

Calçadão cede na Via Costeira (Foto:Júnior Santos/TNONLINE)
Quando chove a situação piora também nas ruas (Foto:Júnior Santos/TNONLINE)

Gols de Sport 2 x 0 ABC

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Apresentadora de telejornal do Amazonas cai ao vivo

Desumanização é mais humana que o humano

A professora Ana Maria pediu aos alunos que fizessem uma redação e nessa redação o que eles gostariam que Deus fizesse por eles.

À noite, corrigindo as redações, ela se depara com uma que a deixa muito emocionada. O marido, nesse momento, acaba de entrar, a vê chorando e diz:
- O que aconteceu?' Ela respondeu: 'Leia'. Era a redação de um menino.

'Senhor, esta noite te peço algo especial: me transforme em um televisor.
Quero ocupar o seu lugar. Viver como vive a TV de minha casa. Ter um lugar especial para mim, e reunir minha família ao redor... Ser levado a sério quando falo... Quero ser o centro das atenções e ser escutado sem interrupções nem questionamentos.Quero receber o mesmo cuidado especial que a TV recebe quando não funciona.

E ter a companhia do meu pai quando ele chega em casa, mesmo que esteja cansado.
E que minha mãe me procure quando estiver sozinha e aborrecida, em vez de ignorar-me. E ainda que meus irmãos 'briguem' para estar comigo.

Quero sentir que a minha família deixa tudo de lado, de vez em quando, para passar alguns momentos comigo.

E, por fim, que eu possa divertir a todos.
Senhor, não te peço muito...

Só quero viver o que vive qualquer televisor!'

Naquele momento, o marido de Ana Maria disse:

'Meu Deus, coitado desse menino.

Nossa, que coisa esses pais'.

E ela olha: 'Essa redação é do nosso filho'

Fake

Charge:Ivan Cabral

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Torcedora do Flamengo-RJ ofende nordestinos pelo Twitter e se dá mal

Por O Globo



E o racismo aflorou mais uma vez nas redes sociais. Na noite do dia 12 de maio, uma torcedora do Flamengo-RJ se exaltou em posts no Twitter em comentários sobre a partida em que seu time perdeu para o Ceará e foi eliminado da Copa do Brasil. A cada passe errado dos jogadores, o que confirmava a saída do time carioca da competição, o perfil @_AmandaRegis utilizava o microblog para emitir suas opiniões. Em um dos posts, fez declarações preconceituosas: "Esses nordestinos pardos, bugres, índios acham que tem moral, cambada de feios. Não é atoa que não gosto desse tipo de raça".





A princípio, a derrota do Flamengo eclipsou o racismo da internauta. Mas ela teve uma surpresa ao acordar nesta quinta-feira (12) e ver que seu nome figurava entre os temas mais comentados no Twitter, os Trending Topics. Perdia apenas para o marcador #orgulhodesernordestino.



Diante da saia justa, a jovem apagou o post polêmico e publicou um pedido de desculpas em seu perfil no início da tarde de hoje: "Meu Deus gente, agi por impulso por causa do Flamengo, não tenho nada contra nordestinos... desculpa aí galera. JAMAIS DEVERIA TER FEITO ISSO". Em dois posts seguintes, declarou: "... agora vou assumir as consequencias. ):" e "vou sumir daqui por um bom tempo".





A revolta pelo comentário racista mobilizou twitteiros na rede. O perfil @Zarchai dizia: "Quem quiser denunciar a @_AmandaRegis pelo crime de racismo, me pede o print que eu tenho. Batsa manadar email para denuncia.ddh@dpf.gov.br". As acusações chegaram a OAB do Ceará, que prometeu levar à denúncia ao Ministério Público.



O caso de Amanda relembra o da estudante de Direito Mayara Petruso, que, após responsabilizar os nordestinos pela vitória da presidente Dilma Rousseff de forma racista, foi indiciada pela Polícia Civil de São Paulo e perdeu a vaga de estágio em um escritório de advocacia. Mesmo sem uma legislação específica sobre atos semelhantes em redes sociais, o professor de Direito Civil da UERJ, Carlos Edison Monteiro, avalia que Amanda pode responder por crime de racismo:



- Avaliando pelo crivo jurídico, há um conflito de valores neste caso. Se por um lado a lei assegura a liberdade de expressão, por outro a cidadã comete um ato ilícito, pois extrapola esse direito, ofendendo uma coletividade com opiniões racistas. Essa conduta não é tolerável - esclarece.


Amanda pode responder por crime de racismo ou injúria racial. A pena varia de prestação de serviços à comunidade até dois anos de reclusão.

Alunos de Comunicação da UFRN são os mais premiados do Intercom Nordeste



Por Tereza Oliveira - adaptado

Na última sexta feira (17) aconteceu, em Maceió, o encerramento do prêmio universitário Expocom Nordeste 2011. Pelo segundo ano consecutivo, o Curso de Comunicação Social da UFRN foi o mais premiado da região.  

Na edição do presente ano, que contou com a participação de instituições de todos os estados da região, foram premiados 12 trabalhos da UFRN dos 18 inscritos nas categorias cinema e audiovisual, jornalismo e produção transdisciplinar em comunicação. Os ganhadores concorrerão agora na etapa nacional que ocorrerá em setembro no Recife . 

Segundo Bruno Viana, um dos premiados deste ano, é preciso se manter firme e equilibrado para representar bem a universidade nesses eventos. “Eu sei que a concorrência será maior e mais forte no Intercom nacional. Por isso, vou trabalhar o lado psicológico para estar calmo e mais preparado”, disse.

De acordo com o Chefe do Departamento de Comunicação Social, Adriano Charles Cruz, as premiações apontam para o nível dos alunos e as melhorias que o curso vem passado nos últimos anos.
Professor da UFRN,Itamar Nobre,recebe prêmio das mãos de José Marques de Melo (Foto:Paula Trigueiro)


O Expocom faz parte do Congresso de Ciências da Comunicação – Intercom, em suas edições regionais e nacionais. Concorrendo em diversas categorias, os estudantes mostram, na prática, todo o conhecimento que absorvem em sala da aula.

Os premiados:
Jamaika Lima - Filme de ficção
Ricardo Pinto - Filme de animação
Jomar da Cunha Dantas - Filme de não-ficção / documentário / docudrama
Hélio Ronyvon G. Rocha - Roteiro
Rafaela Bernardazzi T. Leite - Vídeo Minuto
Yasmim K. Morais da Costa – Videoclipe
Joanisa Prates Boeira - Programa Avulso de áudio/Rádio
Patrícia de Carvalho Silva - Radionovela
Bruno Henrique de Souza Evangelista - Vinheta de TV
Gilberto Oliveira - Revista impressa
Fagner Farias de Macêdo - Produção em jornalismo interpretativo – Dossiê, Análise, Cronologia, Perfil, Enquete
Bruno César Brito Viana - Revista customizada

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Sombra reveladora


Foto:Gustavo Miranda

O ex-Ministro da Casa Civil da presidência da República, Antônio Palocci, foi demitido pela presidente Dilma Roussef após o mal-estar instalado no governo pelo suposto enriquecimento ilícito do patrimônio de Palocci em 20 vezes durante quatro anos.

Tanto Dilma como a base aliada falava que não existia mal-estar algum, que as investigações iam ocorrer normalmente com Palocci continuando no governo e que o estardalhaço foi coisa plantada pela imprensa escutando o barulho da oposição.

No final não deu para manter a pose. Apesar do discurso aparentemente apaziguador, de uma simples exoneração, a mágoa existiu, manchou mais uma vez a figura do governo do PT que vem sempre sendo associado a corrupção.

A foto foi genial, precisa e reveladora.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Não adiantou aliança Fla-Globo.CBF declara mais uma vez que o título de 87 é somente do Sport

Independe de briga Globo x Record.Todo mundo sabe que a Globo utiliza o Flamengo-RJ para massificar as transmissões de futebol e assim perpetuar a cultura carioca no Brasil com suas novelas e estilos de vida,matando as culturas diversas desse país.A unificação de mente é perigosa e a retirada da cultura de um povo é muito mais prejudicial do que se imagina, mata-se identidade e dignidade dele em favor de uma imposição de caráter homogênio, concentrador e vertical numa punhalada que tem sentido de cima para baixo.Esse país é muito heterogêneo e qualquer tentativa de unificar mentes é desconfiável de desejo de manipulá-lo por interesses próprios.

O apoio da mídia (entenda-se Globo) ao Flamengo vem forte desde o início da década de 1980, época em que o time da gávea ganhou campeonato mundial, brasileiro e carioca. Era uma ótima oportunidade de popularizar as transmissões e colocar na grade de programação toda semana jogos do Flamengo.Devido a alta audiência que a Globo construiu pela fragilidade das concorrentes ao longo desses anos, rapidamente a opinião pública aderiu e torcia fervorosamente pelo rubro-negro carioca.Até os dias de hoje a progamação da Globo é toda favorável ao Flamengo ou a qualquer time do Rio de Janeiro para que o restante do país torça para esses times.Não é difícil ver em quase todos os estados do Brasil, pessoas torcendo pelo Flamengo, pegaram amor pelas transmissões fervorosas com legendas propositais na TV do hino do clube do "coração". O meu "mengão", se repete em Goias, no Rio Grande do Norte, no Amazonas...


Por isso a luta da Globo em apoiar o Flamengo no tocante ao polêmico título de Campeonato Brasileiro de 1987, dividido entre o time carioca e o Sport. Mas a taça está em Recife desde aquele ano, no ano seguinte foi o Sport que jogou a Taça Libertadores da América (só o campeão brasileiro do ano anterior tinha o direito de jogar a competição sul-americana) e a FIFA (entidade máxima do futebol mundial) sempre reconheceu o Sport como campeão.

Apenas a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não reconhecia o Sport como campeão de 1987, mas na última terça-feira (14), a entidade máxima do futebol brasileiro deixou de dividir esse título entre Flamengo e Sport e deixou o rubro-negro pernambucano como o único e exclusivo campeão.

Entendento o caso

No regulamento inicial e aprovado por todos os clubes,ficou acordado que seriam disputado dois campeonatos.O módulo verde (dito como série A) e o módulo amarelo (série B) e que no final o campeão de cada módulo iriam se enfrentar e só assim poderia ser reconhecido o campeonato brasileiro de 1987. O Sport ganhou o módulo amarelo, o Flamengo o verde, mas este último se recusou a jogar com o Sport e simplesmente se autodeclarou campeão por se achar superior demais ao Sport.Se eram tão superiores porque não demonstraram isso em campo? O Sport que não teve nada a ver com isso, entrou em campo na data marcada e esperou o Flamengo que não apareceu,então o Sport foi declarado campeão.


Presidente perdida

A presidente do Flamengo Patrícia Amorim apesar de ter amor a seu clube e defendê-lo por direito, é muito amadora. Seus discursos são derivados da paixão e por isso fracos de argumento.Ela está muito mal assessorada e seu departamento jurídico não tem como brigar com os fatos, por mais que tente.

Como as besteiras que sempre falou nunca deram resultado, ela agora vai tomar uma medida de desespero ao tentar ir à FIFA e desfiliar o Sport da CBF.Vai perder de novo.

Ex-jogador Edmundo foi preso em São Paulo

Eduardo Castanheira (à frente) foi responsável pela prisão do ex-jogador Edmundo (Foto: Paulo Toledo Piza/G1) 
 Por Globo.Com

O delegado Eduardo Castanheira, responsável pela detenção do ex-jogador de futebol Edmundo, afirmou na manhã desta quinta-feira (17) que o jogador estava “abatido”, porém “confiante na Justiça”. Edmundo foi localizado pela polícia paulista em um flat no Itaim Bibi, região nobre de São Paulo, durante esta madrugada. Por volta das 9h, ele foi transferido da sala do delegado titular do Setor de Investigações Gerais (SIG), da 3ª Seccional em Pinheiros, na Zona Oeste, para uma cela na carceragem da delegacia. O ex-jogador assinou documentos relativos à sua prisão.

Às 10h, Edmundo aguardava equipes da polícia fluminense para levá-lo ao Rio de Janeiro. O advogado Arthur Lavigne, que defende o ex-jogador, ainda não havia chegado a São Paulo. Entretanto, um outro defensor foi enviado para acompanhar os trâmites.

Na madrugada, Edmundo passou por exame de corpo de delito no Instituto Médico-Legal de São Paulo. Durante a abordagem, ocorrida por volta das 2h, o ex-jogador tentou ligar para seu advogado, mas não conseguiu. Segundo Castanheira, o ex-jogador não esboçou reação ao ser abordado por policiais civis.
Edmundo era considerado foragido da Justiça. A Vara de Execuções Penais (VEP) do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) expediu mandado de prisão contra Edmundo na noite desta terça (14).

O ex-jogador foi condenado em 1999 a quatro anos e seis meses de prisão por homicídio culposo, após o juiz rejeitar a alegação da defesa de prescrição do processo em que Edmundo responde por acidente de carro, em 1995.

“Recebemos denúncia anônima dando conta que ele estava em um flat na Rua Amauri. O recepcionista nos levou ao seu apartamento. Ele não esboçou nenhuma ação. Solicitei que ele tomasse banho e se arrumasse”, disse Castanheira.

A polícia do Rio informou que vai buscar ainda nesta quinta-feira o ex-jogador. O delegado titular da Polinter do Rio, Rafael Willis, disse que está se informando a respeito dos trâmites legais para a transferência. O delegado verifica, por exemplo, se Edmundo será levado em um carro da Polícia Civil.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Psicopata: o doente do século 21 - Caso Alcides




Por Arnaldo Jabor
Em Recife, felizmente, foi condenado uma rapaz que tinha matado o pobre Alcides Nascimento, que era um menino de origem humilde, mas um prodígio de estudante esforçado e que estava se formando em Biomedicina. 

Mata-se por amor, mata-se por ideologias, mata-se por Alah. Mas no Brasil surgiu um novo tipo de assassino: aquele que mata sem motivo. Os novos assassinos são produzidos por nossa cultura violenta, com competição brutal, com homens perdidos num cotidiano incompreensível. A compaixão hoje é vista como perda de tempo ou de lucro.

O psicopata é o doente do século 21, ele não sente culpa, não há o outro para ele, só ele existe em sua total solidão. O psicopata rico está em toda parte, em bares, em bancos, em cargos políticos altos. Ele mata ou engana para vencer na vida. Já o psicopata pobre mata nas vítimas o próprio destino vazio, perdido no nada do país, cercado de morte por todos os lados, no noticiário, nas imagens de massacres...ele mata para preencher este nada. 

O assassinato é um ato excitante traz a sensação de algo ter acontecido. Esse criminoso já tinha matado por causa de uma camisa no carnaval do Recife, foi preso e nossa doce justiça deu-lhe regime semi-aberto. Ele fugiu, claro, para matar esse pobre menino. A lei penal é arcaica porque o crime é mutante, livre e a justiça é aprisionada em códigos lentos e velhos. Essa tragédia aconteceu porque o assassino não achou quem ele ia matar e disse: “vou deixar alguém estirado aí no chão, o primeiro que aparecer para não perder a viagem”.

Que tal?

Réu que matou universitário, filho de ex-catadora de lixo, é condenado a 25 anos de prisão

Por NE 10

(Foto:Reprodução/TV Globo)

25 anos. Esse foi o tempo ao qual João Guilherme Nunes Costa, o Guigo, foi condenado pelo assassinato do universitário Alcides Nascimento Lins. A decisão foi proferida pelo juiz Ernesto Bezerra por volta das 20h40 dessa terça-feira (14). Dos 25 anos da pena total, 21 deles são por homicídio e 4 por corrupção de menores, uma vez que uma adolescente também participou do crime.

A defesa afirmou que recorrerá da sentença, alegando que há falhas no inquérito e que a pena decretada foi alta. O prazo para recurso é de 10 dias. A sentença foi decretada pelo juiz Ernesto Bezerra, após a decisão dos sete jurados. "A defensoria fez o seu papel, mas as provas eram muito consistentes, por isso provamos, de forma clara, que o réu era autor do crime", comentou a promotora, Helena Martins.

Mãe de Alcides vestida com o jaleco do filho durante o julgamento(Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem)

"Sinto que Deus existe, ele foi condenado aqui na Terra e no céu", comentou a mãe do estudante, Maria Luiza do Nascimento.

O réu foi a júri popular, formado por quatro homens e três mulheres e o julgamento teve início por volta das 13h15, no Fórum Rodolfo Aureliano, em Joana Bezerra, Região Central do Recife.

HISTÓRICO 

O assassinato de um jovem de origem pobre, filho de uma catadora de papel, que superou a adversidade e estava prestes a se formar na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), aos 22 anos, chocou Pernambuco e ganhou destaque nacional. Alcides foi atingido por três tiros, em fevereiro de 2010.

Por ser acusado de homicídio duplamente qualificado (por motivo torpe e sem chance de defesa para a vítima), João Guilherme foi levado a júri popular, por determinação do juiz Ernesto Bezerra Cavalcanti.

Guigo foi preso em maio do ano passado, quase quatro meses após o homicídio, e permaneceu detido desde então. No dia do crime, ele estava acompanhado de um jovem de 16 anos. O menor de idade foi apreendido uma semana após a morte de Alcides. À polícia, relatou a banalidade do assassinato, já que eles teriam invadido a casa da família do estudante, na Vila Santa Luzia, bairro da Torre, Zona Oeste do Recife, procurando outra pessoa.
(Foto:Reprodução/TV Globo)


Ao encontrar Alcides e perceber que não se tratava da pessoa que procurava, segundo o depoimento do menor, João Guilherme teria dito que não iria “perder a viagem” e atirou no estudante. O crime ocorreu na frente da mãe dele. Maria Luiza Lins ainda tentou impedir a morte do filho, mas foi empurrada pelos bandidos.

O adolescente que estava com ele confessou que o crime havia sido cometido por João Guilherme, mas em audiência na Justiça, o inocentou. Por estar acompanhado do rapaz, Guigo também respondeu por corrupção de menor.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Igreja Universal deu R$ 480 milhões à Record em 2010

Por Folha.com

O programa Ooops!, do UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha), obteve um estudo inédito que mostra qual é o verdadeiro montante das contribuições da Igreja Universal no faturamento da TV Record. Segundo o estudo, sigiloso, a ordem evangélica comandada por Edir Macedo, dono da Record, colocou em 2010 exatos R$ 480 milhões nos cofres da emissora.

Isso equivale a cerca de R$ 40 milhões por mês, que vem a ser o preço pago pela Universal para ocupar o espaço das madrugadas. Apesar desse reforço de caixa, balanço anual da Record, publicado no "Diário Oficial Empresarial" do último dia 31 de maio, informa que a emissora registrou prejuízo de R$ 1,7 milhão no ano passado.

Procurada, a Record não quis se manifestar sobre os dados desta reportagem.

A Record não é a única emissora que vende faixas de sua programação para terceiros, em especial, igrejas. Tampouco é a única que vende horário para a Universal. A igreja também loteia horários na Gazeta e já tentou comprar espaço até no SBT, sem sucesso.

O resultado de R$ 1,7 milhão de prejuízo não inclui toda a Rede Record e suas afiliadas, bem como o jornal "Folha Universal", da igreja de Macedo. O número do balanço engloba as praças São Paulo, Rio e Sul do país.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

As manifestações em Natal

Por Ruy Alckmin Rocha Filho
Há alguns dias, um grupo de jovens ocupa a câmara de vereadores de Natal. Os manifestantes protestam contra a prefeita Micarla de Sousa (PV). Esta seria uma manifestação corriqueira, não fossem alguns acontecimentos. Em primeiro lugar, nunca houve semelhante ato na Câmara de Vereadores, mesmo diante dos mais diferentes descalabros. Por outro lado, trata-se de um movimento suprapartidário, no qual os manifestantes se orgulham de repetir que se trata de uma ação horizontal, isto é, distante de hierarquias rígidas e dos dirigentes partidários.
Eis a principal inovação: os jovens se reuniram pela Internet e propõem o impeachment da prefeita. Foram organizados atos públicos num ponto central da cidade, reunindo milhares de ativistas que pararam o trânsito de uma das principais avenidas da cidade. O twitter e outras novas redes têm sido utilizadas à exaustão, conforme a perspectiva do ciberativismo. Artigos publicados em blogs e revistas eletrônicas pipocaram por todos os lados, enquanto os jovens continuam transmitindo pronunciamentos e mostrando o dia-a-dia da ocupação pela Internet, usando a ferramenta twitcam.
CIBERATIVISMO NAS RUAS E NA CÂMARA
Inicialmente, os ocupantes foram recebidos sem grandes sobressaltos na câmara de vereadores. Entretanto, com o passar do tempo e com a crescente repercussão, as pressões começaram a despontar. O presidente da Câmara, Edvan Martins, tentou negociar a saída dos jovens. Posteriormente, houve uma tentativa desastrada de plantar maconha e preservativos no acampamento, com o claro intuito rotular os acampados como baderneiros. Por fim, houve ameaças de expulsão à força, empregando a polícia militar. No momento, um habeas corpus protege os ocupantes, embora Edvan Martins ainda insista na retirada. Os ativistas declaram que só sairão quando for instalada uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar os contratos de aluguéis firmados pela prefeitura. Há a suspeita de que tais contratos sejam utilizados para beneficiar pessoas ligadas à prefeita, lesando os cofres públicos. A CEI já tinha sido criada, mas com total controle dos apoiadores da prefeita. A oposição exige participar, ocupando a relatoria ou a presidência da comissão.
MÍDIA REGIONAL E A NOVA ESFERA PÚBLICA
Apresentados os fatos em destaque, é importante ressaltar um importante debate de fundo: o papel da Mídia regional na esfera pública. Habermas ressaltou em seus textos que o espaço público sofreu consideráveis transformações ao longo do século XX, com a crescente influência midiática. No caso da Mídia regional no Brasil, não podemos ignorar certos fatores que concorreram para vulnerabilidades históricas: concentração de renda; concentração de poder político; extrema deficiência educacional.
Em outras palavras: temos jornais de baixa qualidade, que vendem pouco; temos emissoras de Rádio voltadas ao proselitismo político-religioso; temos emissoras de TV devotadas aos príncipes eletrônicos, conforme conceito de Otávio Iani. Uma Mídia que padece de males históricos: jornalistas mal remunerados, oprimidos em redações pouco afeitas à diversidade de ideias; imprensa panfletária e retrógrada, tutelada por donos pouco interessados em conhecer e debater a realidade; emissoras sob o controle de políticos, ávidos por transformarem telespectadores em votos.
COBERTURA JORNALÍSTICA?
No caso dos jovens contra a prefeita, percebe-se uma cobertura em que a informação nem sempre é apurada da melhor maneira, de acordo com os princípios do verdadeiro jornalismo. A prefeita é jornalista e desfruta de uma concessão de TV. Evidentemente, fez uso dos telejornais da emissora para tentar deslegitimar os jovens, tentando atribuir a eles uma imagem negativa. Jornais e alguns blogs de jornalistas publicam comentários e matérias sem ouvir os manifestantes, que frquentemente são retratados como arruaceiros e despolitizados.
Ao mesmo tempo, a prefeita investe generosamente em propaganda, o que leva a conquistar a simpatia de alguns donos de jornais. Vale informar que a prefeita ostenta níveis memoráveis de desaprovação conforme pesquisas divulgadas. Na verdade, há uma alarmante rejeição aos políticos e à política em si, o que pode ser perigoso, pois pode resultar numa descrença generalizada na democracia.
DÚVIDAS
Fica a dúvida: jornais e jornalistas podem se aventurar a distorcer e a mentir da forma como se fazia num passado não tão distante? Emissoras de TV podem negar os fatos, prejulgar e construir matérias atreladas à visão de seus “donos”, mesmo quando a população sabe quem são e como pensam estes “donos”? Tenho a impressão de que os meios de informação que não se renovarem, isto é, os meios que abdicarem da busca constante pelas diferentes visões dos fatos, insistindo em rejeitar um diálogo franco com a audiência podem descobrir um dia que se tornaram obsoletos. Este dia pode ser hoje.
Ruy Alkmim Rocha Filho
Jornalista e professor universitário
@ruycomunica

O menino Audálio

Por José Marques de Melo

Audálio Dantas ainda era menino quando deixou Tanque D’Arca, cidade encravada no agreste alagoano, para conquistar o mundo. O percurso Maceió-Santos ele fez num navio costeiro, munido de certidão atestando a maioridade. Esse artifício “legal” para transformar meninos em homens era tramado naturalmente pelas famílias nordestinas.

Encurtar o caminho dos filhos em direção ao mercado de trabalho justificava a alteração da data de nascimento, contando com a cumplicidade do tabelião amigo. Isso abriu as portas do jornalismo a vários repórteres imberbes, como aconteceu com Audálio.

Sua ascensão na carreira noticiosa foi lastreada por uma espécie de iniciativas que o guindaram à equipe da emblemática revista Realidade. Nos idos de 1960, o jovem repórter atravessou as fronteiras nacionais para contar histórias palpitantes do caldeirão político latino-americano. Mas foi na periferia de São Paulo que o intrépido alagoano farejou a reportagem consagradora. Ao contar a história da favelada que despistava a fome anotando num caderno suas amargas observações cotidianas, Audálio demonstrou sua maturidade profissional. 

Mas a fama não alterou a simplicidade do repórter, que venceu no jornalismo por méritos próprios. Tanto assim que os colegas de ofício o guindaram à liderança sindical, conduzindo-o ao topo da representação da categoria. De presidente do sindicato de São Paulo, chegou à presidência da federação nacional.
Ingressando na política, Audálio Dantas conquistou o mandato de deputado federal, atuando como porta-voz dos jornalistas durante a escritura da Constituição Cidadã (1988).

Missão cumprida em Brasília, recebeu, em São Paulo, convocação inusitada. Desafiado pelo governador do estado para dirigir a Imprensa Oficial de São Paulo, ele revelou competência como gestor público. 

Transformou uma gráfica áulica numa editora de referência. Onde, além do Diário Oficial, antes se publicava obras medíocres, escritas pelos cortesãos republicanos, passaram a figurar coleções de livros produzidos pelas instituições públicas geradoras de conhecimento e difusoras de cultura.

Esse legado foi preservado e aperfeiçoado pelos gestores que o sucederam. O selo Imesp adquiriu credibilidade e prestígio no circuito editorial do país. Por isso, constitui ato de justiça intelectual e reconhecimento público a escolha de Audálio Dantas como patrono da 5ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas.

Em outubro, retorna às origens o menino de Tanque D’Arca, que já biografou os meninos Graciliano e Lula, e agora narra a odisséia de Vladimir Herzog. Audálio volta a Alagoas para receber a homenagem da intelectualidade nacional e o carinho de seus conterrâneos.

domingo, 12 de junho de 2011

Inexplicável


Foto:Mayara de Almeida

Atenção, sintonia e um sentimento mais profundo, a amabilidade. Esta capacidade que só os corajosos possuem. Embora se tente disfarçar, negar se torna algo impossível devido a um gigantesco desejo verdadeiro. 

Desejo de ter, de ser útil, de existir até. 

Distância de metros faz com que uma força atrativa exista, distância de quilômetros faz impregnar a imagem. Na mesma hora um impulso sensitivo. O corpo fica quente. Saudade.

O contato físico há, mas não quer cessar. Fica a sensação de perda quando isso ocorre. O ritual acontece novamente, numa vontade de onipresença que não dá para explicar. Aliás, entender não é uma das propostas do amor.

Feliz dia dos namorados!