segunda-feira, 14 de junho de 2010

Trekking com cegos em lagoa

    Esporte em que a equipe (no caso dupla) faz trilha e descobre caminhos pré-determinados por alguém. Com o desenvolvimento do trajeto, os participantes vão encontrando e superando obstáculos juntos, e o tempo é cronometrado para apontar a equipe campeã. Esse é o Trekking, que na sua 5ª edição para deficientes visuais do Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos (IERC) foi realizado na Lagoa do Bonfim, localizada no município de Nízia Floresta-RN e proporcionou contato com a natureza na manhã de quarta-feira (09), prezando pela regularidade nas provas para indicar o vencedor.



    Na verdade, quem saiu ganhando foram todas as equipes. Isso porque elas eram compostas por deficientes e não deficientes visuais, realizando uma troca mútua de experiências, auxílio e habilidades de cada um dos componentes. Necessariamente, as duplas foram formadas com integrantes de uma e outra necessidade. Primeiro, o não deficiente visual serviu de guia para o deficiente, depois, os papéis se inverteram, quando o não deficiente passou a ser guiado ao colocar uma venda nos olhos. Depois, houve alongamento, uma trilha, atividade de cabo de guerra, palestra de primeiros socorros com salva-vidas e um lanche no final. Tudo regrado a bom humor e possibilidade de fazer novas amizades.


    Para a realização do Trekking, o professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Pitágoras José Binde, contou com o a colaboração de seus alunos de Educação Física, que ficaram responsáveis pela elaboração de exercícios de alongamento; das alunas do curso de Nutrição, que montaram um cardápio balanceado no lanche e, também, dos alunos de Comunicação Social, que fizeram a cobertura do evento para divulgação em blogs pessoais, sites da universidade como a Fotec e outras formas independentes de produzir matéria. Sem contar na presença da imprensa, que estava entusiasmada com o Trekking.

    Uma personagem de bem com a vida é Clécia Domingos da Siva (22), que adquiriu aos 15 anos uma retinose misturada com catarata. Ela gosta de escutar música e admite sentir poucas dificuldades com a falta de visão.


    Mas a figura do dia ficou por conta do jovem Ivan Oliveira (23), pois ele não largava a câmera fotográfica, e, quando estava sem ela, segurava a câmera filmadora. O sonho de Ivan em ser fotógrafo não está apenas por aprender uma profissão. Estudante do supletivo, fazer foto parece ser uma forma de proporcionar prazer às pessoas para que estas vejam suas imagens. Ivan Oliveira perdeu a visão aos 5 anos de idade e mora no bairro de Felipe Camarão, Zona Oeste de Natal-RN.

O 5ª Trekking do IERC contou com os seguintes patrocinadores:

* Pedrassoli Viagens e Turismo;

* Clínica Odontológica Dr. Marco Aurélio Azevedo de Oliveira;

* Academia de Karatê Sttênio Almeida e

* Grupo de Estudo de Nutrição "Corpo e Alma".

Nenhum comentário:

Postar um comentário