sábado, 26 de junho de 2010

Tragédia anunciada

    As enchentes em Pernambuco e Alagoas em boa parte estavam previstas. Isso porque nas cidades que são banhadas por rios, a população costuma jogar lixo no local. Digo, pois, quando vou à casa de minha avó que mora na cidade de Escada-PE, uma das atingidas, não é difícil de ver as pessoas arremessando todo e qualquer tipo de objeto que não lhe serve mais.


    Aproveitei minha última passagem lá em janeiro desse ano para fazer o registro de duas cenas e guardá-las; embora pareçam iguais, são de locais diferentes, justamente pelo lado corriqueiro desta ação suicida. Resolvi fazer essas fotos por elas serem tão normais, e portanto, características do lugar, que parece o povo ignorar o medo da enchente que teve no ano 2000.


    Não quero dizer que a população que sofre hoje com os danos causados pela enchente seja culpada integralmente do caos. Mas fico em duvida se o poder público local das cidades orienta as pessoas a não jogarem lixo nos seus rios. Caso haja, o problema é de ação das pessoas em não sair um pouco do egoísmo para salvar não só elas mesmas, mas também outros habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário