segunda-feira, 5 de julho de 2010

Educação e meio ambiente – a ação do primeiro leva a precaução das conseqüências negativas naturais ao se respeitar o último

    De fato, ao ignorar o meio ambiente em que vivemos, esse irá cobrar de nós depois de forma violenta. E para isso não acontecer, não precisamos tomar medidas extraordinárias de comportamento em relação a ele. Basta apenas começarmos a termos pequenas iniciativas, como jogar um simples papel, copo plástico ou qualquer objeto que não for usado nos seus devidos lugares ou até reaproveitá-los, para que os resultados começarem a aparecer sem percebermos. Ou seja, se cada um tomar uma atitude, o efeito será múltiplo do ponto de vista positivo.



    Caso não haver idéia de reaproveitamento, que pelo menos os dejetos sejam colocados onde devem. Mas, infelizmente, as pessoas nas grandes cidades não vem praticando essas pequenas ações ou não são incentivadas para tal. É o que acontece em alguns pontos da cidade do Recife. A foto acima é de um ponto de ônibus, localizado na Avenida Domingos Ferreira, Bairro de Boa Viagem, Zona Sul da capital pernambucana, em que na frente do meio-fio em que o ponto de ônibus está é possível ver lixo jogado sem nenhum escrúpulo ou sentimento de culpa, tanto por aqueles que estão esperando o transporte como por aqueles que jogam de dentro do veículo em movimento para fora dele. Tudo isso antes do meio dia.

    Mesmo depois de vermos uma enchente causada, não só de chuva, mas também de lixo acumulado, parece não haver noção do perigo que ronda essas pessoas, como fossem imunes a qualquer tipo de coisa. Infelizmente terão apenas quando forem atingidas diretamente por enxurradas. Temos de nos acostumar com medidas preventivas de acidentes, não apenas tomar alguma atitude quando a situação estiver crítica. Deixar de jogar lixo em qualquer lugar por pura comodidade, além de evitar novas enchentes poderá também deixar a cidade mais bonita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário