sexta-feira, 9 de julho de 2010

Os significados de uma imagem

    Em um dia aparentemente tranqüilo, um homem vestido de policial na praia de Boa Viagem no Recife, observa atentamente um objeto de concreto com suas letras repletas de significado histórico. Significado também pode-se extrair da figura do homem. Significado não, significados, no plural mesmo.


Dependendo do contexto, a imagem pode assumir alguns deles:

1 – Ele não ser policial: devido a incidência de assaltos no local, em que pessoas se travestem de outras para praticar delitos. As informações são de que está havendo muito disfarce, pessoas bem vestidas abordam outras, entram em casas dizendo que são representantes comerciais de tal empresa e anunciam assalto pouco tempo depois. Portanto, o estereótipo de que bandido é aquele que é negrinho e mal vestido não cabe mais.

2 – Ele ser policial e o dia está mesmo tranqüilo: dia pouco agitado, o policial aproveitou o baixo movimento para sair do tédio.

3 – Ele ser policial e quis ler mesmo o que estava ali: independente do dia estar agitado ou não, o policial foi levado pela sua curiosidade de querer ler aquele concreto que, pois ,se estava ali, é porque tem algum sentido histórico para o lugar.

    Semioticamente, uma imagem pode assumir vários significados. Isso, sem julgamentos, como já dito, vai de acordo com o contexto que o momento necessita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário