domingo, 8 de abril de 2012

Desenvolvimento Sustentável e a necessidade de leis rigorosas



O Brasil é um país contraditório. Não apenas pelas suas diferenças sociais e econômicas que existe em todo seu território, como também no seu potencial de produção industrial e ao mesmo tempo na abundância de biodiversidade.

Devido a essa dicotomia, o Brasil vem sendo alvo de importantes discussões pelo mundo nesses assuntos, pois a economia do país vem ganhando destaque, assim como pode ser uma espécie de salvador do mundo com as suas fontes renováveis de energia.

Sendo assim, o Brasil confere em estado de intensas discussões e um desafio: o de crescer sem degradar o meio ambiente, ou seja, promover um Desenvolvimento Sustentável. 

De maneira geral, Desenvolvimento Sustentável é aquele capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. 

Para citar um exemplo, peguemos o aumento populacional do mundo em detrimento da produção de alimentos. Hoje somos 7 bilhões e se não tivermos políticas de reaproveitamento, tratamento de animais e vegetais de forma adequada, o uso da água que não se faça esgotá-la, poderemos ter num futuro próximo falta de substâncias básicas de sobrevivência.

Explicitadas as carências que poderão ocorrer, o mundo vive diante de uma emergência. Porém, abre oportunidades de se abastecer de formas alternativas de consumo e de produção de energia. É aí que o mundo volta os olhos para o Brasil.

Aqui no nosso país, temos 12% da água doce do planeta, a maior floresta tropical e a maior biodiversidade do planeta. Esses fatos contribuem para o Brasil desenvolver fontes de energias renováveis como o biodiesel (que pode substituir o petróleo no abastecimento de automóveis nas cidades), os ventos com as eólicas e a solar em regiões de litoral, a mamona, o milho e tantas outras que vêm sendo pesquisadas por especialistas. O tipo de energia irá diminuir a quantidade de gases poluentes que vão à atmosfera e que tanto afeta as condições climáticas do planeta, que propiciam altas temperaturas e desastres ambientais como o degelo, tsunamis e outras devastações.

Vista a emergência e a importância do Brasil para a conservação da vida no planeta, há de existir leis rigorosas que vigorem a favor da vida e do desenvolvimento, do Brasil, e porque não do mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário