sábado, 8 de fevereiro de 2014

Edifício Master: Eduardo Coutinho era atento aos problemas das grandes cidades


O documentário Edifício Master, de Eduardo Coutinho, morto a facadas pelo próprio filho semana passada, foi uma das indicações de alguns professores do curso de jornalismo da UFRN, mas apenas recentemente tive a oportunidade de ver.

Pelos comentários de outrem e de teasers, imaginava eu que a obra versava sobre um condomínio populoso em que pessoas nem sequer se falavam, apesar das pequenas distâncias entre as portas de seus apartamentos. Também imaginei solidão, depressão e outras doenças.

Tudo que pensei realmente tinha no conteúdo da obra. Tinha tudo isso e mais um pouco. O documentário revelou que a multidão que vive na pouca distância espacial entre uma pessoa e outra, tem diferentes histórias pessoais. Cada um tem uma história de vida. Uma é prostituta, outra já tentou se jogar, um homem que viveu nos Estados Unidos, mora sozinho e é culto, uma mulher que não gosta de dividir o elevador com ninguem, estudante pré-vestibular vinda do interior e até famílias..são alguns dos exemplos de pessoas que vivem num mesmo condomínio.

Em um emblemático prédio de Copacabana, a uma esquina da praia, moram cerca de quinhentas pessoas. O Edifício Master, que dá nome ao documentário, tem doze andares, vinte e três apartamentos por andar e, ao todo, duzentos e setenta e seis apartamentos conjugados.

O cineasta Eduardo Coutinho e sua equipe alugaram um apartamento no prédio por um mês e, durante sete dias, filmaram a vida de seus moradores. Trinta e sete deles são personagens deste documentário que apresenta um retrato complexo e lúcido da vida urbana no Brasil.

A produção reúne depoimentos de pessoas comuns que revelam à câmera seus dramas, sonhos, sentimentos íntimos e, em muitos casos, a solidão. Os moradores de diversas origens e idades contam sua rica história de vida.

Ao mostrar a rotina da vida privada na cidade grande em que os apartamentos são o último reduto da individualidade, o documentário destaca que apesar de habitarem no mesmo local, os moradores raramente se veem, não se conhecem e muitos nem sabem da existência dos outros. O fato de viverem em um mesmo lugar não garante que o senso de comunidade é formado.

O filme “Edifício Master” conquistou o prêmio de melhor documentário no Festival de Gramado e no Festival de Havana, além de outras premiações nacionais e internacionais.

Confira o documentário completo

Nenhum comentário:

Postar um comentário