domingo, 8 de agosto de 2010

Ponto para os Marqueteiros de campanha





    No primeiro debate da TV aberta entre os presidenciáveis, jornalistas e espectadores visando as eleições de outubro desse ano, já era esperado um confronto morno devido a falta de propostas sólidas. A estratégia, então, foi esperar explorar os defeitos dos adversários e aperfeiçoar aquilo que lhe falta.



    José Serra (PSDB) certamente foi orientado da dificuldade de Dilma Roussef (PT) diante das câmeras, e assim que tinha oportunidade atacava a petista para forçar uma resposta da adversária e a mesma se complicar na desenvoltura da réplica. Em partes, deu certo. Durante boa parte do debate vimos uma Dilma nervosa, em algumas partes gaguejando e se enrolando quando tinha que se colocar de forma clara. Depois, com o tempo, ela ficou mais tranqüila.


    A estratégia da própria Dilma era de se guardar. Se expor não seria interessante, já que ela está na frente das pesquisas do Ibope. Tinha mesmo era que levar no “banho Maria” para não se complicar e falar o que não deve. Afinal, seus votos estão garantidos e fazer o inverso a faria perder seus fiéis eleitores (ou do Lula?). Como já dito, depois de se acostumar com a câmera que ela ainda não tem experiência, conseguiu ficar menos tensa.

Marina (PV), sem comentários! Nem parecia estar no lugar.


    Mas quem roubou a cena foi Plínio Arruda Sampaio (Psol). Como pouco conhecido que é, tomou o lugar de Marina na despolarização do debate Serra-Dilma ao soltar piadas, apelidar Marina de Eco-capitalista e dizer que desigualdade existe até em debates. Ora, ele tinha mesmo era que aparecer. Me lembrou o velho Enéas quando disputava a presidência e falava em projeto de bomba atômica. Enfim, Plínio foi a graça do debate e conseguiu seu espaço nos próximos; no dia seguinte tinha rodas o cercando nas ruas o cumprimentando.


    Estratégias a parte, todos saíram ganhando, inclusive os marqueteiros dos candidatos. Assessoraram bem seus clientes e garantiram a expectativa de discussões mais acaloradas nos próximos debates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário