sábado, 27 de novembro de 2010

Como auxílio à teoria, estudantes têm aula prática em distrito de Macau-RN


    Diante de um semestre cheio de teorias, chegou a vez da prática. Atividade esta que não poderia faltar numa disciplina não só de comunicação, já que o contato com o fato é de extrema importância para o registro e veracidade do acontecimento; mas sobretudo por estar ligada a natureza. Sendo assim, os alunos das duas turmas da disciplina Comunicação e Meio Ambiente, ministrada pelos professores Itamar Nobre e Manoel Lucas, foram passar um final de semana do início do mês foram no Distrito de Diogo Lopes em Macau-RN (181Km de Natal) para conferir de perto como funciona a salina Soledade, o encontro do rio com o mar na reserva ecológica da Ponta do Tubarão e o Parque Eólico, que tem a gerência da Petrobras.



    Partindo de Natal às 7h, o ônibus da UFRN com os alunos chegou em Macau às 10h. O grupo foi então conhecer como se fabrica o sal na salina Soledade. Segundo o instrutor, a água que vem do mar se mistura com a do mangue, passa por uma turbina que a leva para um reservatório apropriado, onde fica de molho em altas temperaturas. Estas que favorecem o extermínio de bactérias que auxiliam permanência de magnésio no sal da água, tão prejudicial ao consumo humano. A alta temperatura do lugar e os ventos favorecem a evaporação e conseqüente cristalização para formação do sal em pedra. A partir daí, o conteúdo passa por uma peneiragem para retirada de resíduos, caso os mesmos persistirem esse sal será destinado ao consumo de animais no complemento da ração. Já a parte que ficou mais elaborada, fica para o refino afim de futura estocagem e comercialização.


    Saindo da salina, o grupo foi almoçar uma comida caseira a base de peixe, que é típico do lugar, e que foi elogiada por todos. Após isso, enfim, chegaram na pousada. Mas a parada era por pouco tempo, apenas para definir onde e com quem iam ficar nos quartos, os alunos tiveram tempo somente de tomar banho e ter um descanso breve. Isso porque logo foram fazer um passeio de barco na reserva ecológica da Ponta do Tubarão. Lá puderam conhecer os hábitos dos moradores locais e a história do lugar. A reserva Ponta do Tubarão abrange os distritos vizinhos de Diogo Lopes e Barreiras, é chamado assim porque os italianos quando foram querer tomar posse do lugar acharam o desenho aéreo parecido com um tubarão. É possível notar também o encontro do rio, em seu limite, com o mar, onde muitos pescadores vão tirar seu alimento e fazer comércio do que conseguiram capturar.



    Após terem participado do passeio de barco na parte da tarde, os alunos ficaram de molho e saíram apenas para jantar, pois logo de manhã cedo partiriam de volta para Natal. Mas antes de voltar pra casa, foram ao parque Eólico que fica na saída da cidade. Mas infelizmente, pelo fato de ser um domingo, faltaram técnicos que pudessem atender aos conhecimentos esperados de funcionamento. Porem, pegando o gancho ambiental de reaproveitamento, aquele momento não poderia ser desperdiçado. Especialistas na extração de petróleo deram uma palestra aos alunos de como o processo acontece.

    Na volta para casa a sensação de que não foi apenas um final de semana. A vida pacata na pequena cidade fez o tempo parar e assim, um aprendizado para todos que o dia pode ser melhor aproveitado, principalmente quando envolver questões humanas e da natureza, que passam tão despercebidas na vida da capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário