sexta-feira, 4 de março de 2011

As palavras têm poder


Como poderosos são esses códigos os quais chamamos de palavras. Não aquelas que vemos nos dicionários com significados rasos e às vezes até vazio. Falo das palavras que se organizam, se combinam formando uma idéia numa frase. Essas palavras são mais vivas, têm uma identidade cultural. Independente de escritas de forma errada ou não, o sentido que trazem é o que importa.

O instrumento pode nos revelar muitas coisas. Identidade cultural de um povo num certo lugar, classe social a qual pertence, nível de informação, de intelectualidade, etc. No âmbito político (no qual também nos inserimos nas relações sociais), a sentença da organização dos códigos ocorre na forma do discurso, que é carregado por uma ideologia. 

Os jornalistas devem ficar atentos ao discurso dos profissionais da política, estes que assim como no dicionário, anunciam palavras de difícil compreensão e com significados engessados. Os profissionais da mídia então, sabendo que a palavra viva compreende vários significados, não podem se sentir acanhados em buscar maiores explicações daquele sentido incompleto proferido. É bom ignorar o discurso propriamente dito para prestar atenção nos desdobramentos que pode gerar dali, justamente quebrando as palavras aliando a contextos.

Sem contar que o advento de uma boa entrevista, terá como resultado uma boa matéria. Para isso, a confiança na palavra é fundamental. A entrevista pessoal pode acontecer em variados contextos sociais. O ideal para um bom trabalho é prestar atenção nesses contextos. Por exemplo: se o entrevistado for alguém linguisticamente bem formada, desejável estar no mesmo nível para haver uma conversação mais tranqüila. Caso não, realizar o mesmo processo com os políticos afim de desmembrar a idéia por completo e apresentar aquela idéia complexa à sociedade na forma mais compreensível ; Outra forma é descer um pouco de nível quando tratar com pessoas de um nível educacional menor. Tanto de uma forma como de outra, a intenção é uma comunicação efetiva entre as partes. 

Tudo conseguido por meio das palavras organizadas em seus lugares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário