sexta-feira, 11 de março de 2011

O fato triste da semana


Um Terremoto seguido de um Tsunami atingiu o norte de Japão. Historicamente a região conviveu com terremotos, mas o desta sexta-feira (11) foi o maior nos últimos 140 anos e o sétimo mais intenso no âmbito mundial, registrando 8,9 graus na escala Richter. Até o início da manhã foram enumeradas 32 mortes, que passaram para mais de 1000 a tarde.

Portos e aeroportos fechados, pessoas apreensivas querendo voltar para casa acompanhando vídeos e fotos, perca de bens materiais, falta de alimentos, 4 milhões de residência em Tóquio sem energia elétrica e dificuldade em se comunicar por telefonia móvel é o balanço do momento. Mas aparentemente a revolta da natureza cessou no início da manhã, horário do Brasil. 

Justamente por conviver há anos com esse tipo de tragédia, o Japão se preparou tecnologicamente e não teve maiores conseqüências. Imaginemos então o mesmo ocorrido em um país menos preparado. Aliás tem especialista dizendo por aí que o Tsunami se deslocará para a via costeira da América Central e pode chegar até em alguns países da América do Sul como o Chile. Aí o bicho pega!

O sentimento que fica nessas horas de catástrofes é o da vida. Os bens materiais passam a ser apenas uma parte do ser, não o todo vaidoso de antes.

A seguir algumas fotos do acontecimento:
Barcos são carregados para marina inundada(Foto: FP)
Aviões e veiculos ficaram submersos em Sendai(Foto:kyodo News)
Várias ruas ficaram inundadas por causa do Tsunami em Iwaki, na província de Fukushima(Foto:Kyodo News)
Imagem da televisão japonesa mostra carros submersos na província de Miyagi(Foto:Xinhua/AP)
Turistas japoneses aguardando em aeroporto na Coreia do Sul voltar pra casa(Foto:Yonhap/AP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário