domingo, 13 de março de 2011

Presidente da federação de futebol do Maranhão declara seu amor, ao Flamengo


Como que um presidente de uma federação estadual de futebol há 20 anos no poder estraga o esporte local ignorando o que se passa diante de seus olhos? É o que o presidente da Federação Maranhense de Futebol (FMF), Alberto Ferreira, está fazendo. Além de não querer divulgar a quantia do repasse da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) à sua federação e de onde vem os seus rendimentos, agora vai mudar datas de seu campeonato por se declarar torcedor do Flamengo-RJ e por isso, não perder de assistir os jogos do time carioca. 

O presidente determinou que os jogos do seu campeonato estadual, que por sinal começou a apenas duas semanas, passarão a ter jogos somente nos dias de segundas e quintas-feiras. Até aí nada demais, mas o pior foram as explicações para tomar tal medida. Primeiro foi de que não podia concorrer com o campeonato carioca nos dias de domingo, pois o público das partidas de seu campeonato não seria satisfatório – entende-se quando se fala de arrecadação de renda e de pessoas alienadas há mais de 40 anos por uma emissora, não só no Maranhão, mas em todo Brasil. Depois ele se complicou mais ainda revelando o real motivo da alteração. O mandatário da FMF disse ser torcedor do Flamengo e que não gostaria de deixar de assistir os jogos do “mengão”, como ele mesmo disse. “O mengão vai arrebentar nesse campeonato”. Falou ainda que nessas duas últimas semanas, não compareceu aos jogos dos dias de domingo para ver o time do coração jogar, e que por causa disso enviou um representante em nome da federação para marcar presença nos jogos.

O absurdo das palavras de Alberto Ferreira não pararam por ai. O presidente da FMF disse até que dentro das possibilidades dele ajudaria financeiramente o Flamengo. Enquanto isso sua federação anda falida e o futebol do seu estado não precisa mais o que decair. Os torcedores  do Maranhão também são apaixonados por futebol, mas os poucos que querem alavancar o futebol do estado travam uma luta muito dura e desleal de desvalorização diante de tanta falta de respeito. O que se vê no campeonato maranhense são estádios vazios, que só lotam quando chega em sua reta final ou um clube um pouco mais tradicional vai jogar lá.

Opinião

Tudo bem que as pessoas têm o direito de torcer para quem quiser. Mas quando se exerce um cargo de trabalho importante não pode prejudicá-lo por causa de paixões, seja ele de comando executivo ou de influência na opinião pública. Sem contar que o desprestigiar a terra enfraquece o futebol local e a tentativa de crescimento fica só na esperança. 

Certo que anos de subserviência imposto por uma emissora de TV com flashes ao vivo, reportagens especiais nos programas esportivos diários, edição de imagens diferentes para encantar o público, evidenciação de poucos clubes por comentaristas e outras coisas traria esses problemas. Mas com tanta informação, persistir na humilhação e não tomar atitude é gostar de ser pisado.Quem sabe nos próximos 40 anos a situação seja diferente com essa tão sonhada descentralização das transmissões de jogos na TV.


Veja o vídeo com as declarações do presidente da FMF e o repórter do Maranhão, acredite profissional de mídia que deveria ser crítico sobre a massificação e controle de opinião pública, também declarando ser torcedor do Botafogo-RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário