domingo, 2 de maio de 2010

Banho de mar e esgoto

    A praia mais badalada de Natal-RN, Ponta Negra, está imprópria para o banho já faz um bom tempo. Isso porque as autoridades responsáveis pelo saneamento da cidade não tomam providências no combate das origens da poluição marinha. A fotografia acima ilustra um momento em que um cano estoura, levando esgoto ladeira abaixo até a praia, sem falar no mau cheiro.



    Após a chegada do indesejável fluido, este se mistura a água do mar por meio de valas que foram construídas, acreditem, para este fim. A mistura é mais eficaz em dia de chuva ou quando a maré está alta. Mas, mesmo com avisos por toda orla de Ponta Negra de que determinados trechos da praia estão impróprios para o banho, não é difícil de ver as pessoas se atrevendo no mar e ignorando doenças.


    O pior disso acontecer é que tais cenas não são de hoje e por se tratar de um ambiente turístico, de onde vem boa parte da arrecadação da cidade. Fico imaginando se não fosse. Mas a esfera pública ta pouco se importando com isso, ela está arrotando camarão, andando de pajero, morando em condomínio fechado e fingindo que está trabalhando na semana.

    Mas pior mesmo é aquele comerciante que ainda percebendo a ameaça que representa o esgoto, o afastamento dos turistas e de sua sobrevivência, não luta pelos seus direitos ou ainda continua votando nas oligarquias familiares da cidade.

2 comentários:

  1. Terra adorada,
    Entre outras mil,
    És tu, Brasil,
    Ó Pátria amada!

    Esse é nosso país. Essa é nossa cidade. Nada mais coerente com nossa realidade descabida de ajuda. Nosso ouro, mais parece o de Midas. Sempre nos trazendo os problemas incoerentese incontornavéis. Recentimente, teve um vazamento de petroleo na baia do México que compromete a vida marinha. Mas faz tempo que o vazamente de esterco e imundicie já atinge nossas praias. Nosso ouro, Mais perece de tolos. È lamentavel como o nosso governo trata a imagem da nossa cidade, uma beleza forjada pelo cinismo, escondendo a podridão que nos assola. Coitados daqueles que vivem do sol escaldantes das praias e que dependem do comercio internacional. Tomara que nossa pátria nos salve a tempo.

    ResponderExcluir
  2. Luis, gostaria que vc fizesse parte do meu blog, com uma coluna fixa.
    entre em contato comigo atraves do meu email:
    allysonamigo@hotmail.com
    ou pelo meu blog:
    perfilimprensa.blogspot.com

    ResponderExcluir