quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Energia eólica favorece produtores rurais e é benéfica para meio ambiente


Foto:Leandro Cunha

Um grupo de estudantes de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica da UFRN apresentou nesta quarta-feira , 19, na XVII Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura – CIENTEC , estudos aplicados em Energias Sustentáveis. 

O foco do grupo Ecokara é  voltado para as potencialidades do Rio Grande do Norte em energia limpa, especialmente a energia eólica, cuja fonte é o vento. Não é mais novidade que o estado é privilegiado em agentes naturais desse gênero, que têm as ações facilitadas pela presença das Dunas. 
Foto:Leandro Cunha


Por isso, as instalações de turbinas eólicas que captam os ventos e transforma o que foi absorvido em energia. Porém, as construções dessas turbinas geralmente são constituídas de materiais como aço, fibra de carbono e alumínio, que não deixam de poluir. Em razão disso, a pesquisa do grupo sugere meios de construir as turbinas também de forma sustentável.

Há também pesquisas em desenvolvimento com matérias-primas em abundância no estado, como é o caso do sisal, do coco e do abacaxi, que podem ser uma alternativa de construção de turbinas eólicas. Além disso, segundo os pesquisadores, procura-se estimular a produção desses elementos naturais também é uma forma de beneficiar famílias produtoras.

O grupo está divulgando o trabalho no pavilhão 3, stand 104 da CIENTEC. Para saber mais das ações do Ecokara o site http://www.ecokara.ect.ufrn.br está disponível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário