sábado, 22 de janeiro de 2011

Como uma federação pode estragar um campeonato centenário


O campeonato pernambucano de futebol desse ano tem tudo para ser uma dos melhores da história em níveis de emoção. Tem tudo porque já entrou em data comemorativa. O ano de 2011 é a centésima edição do campeonato. Não bastasse isso, tem uma rixa de títulos entre os dois maiores rivais hoje, Sport e Náutico.


Apesar do Sport ter dois títulos nacionais, quatro regionais, ter disputado duas copas libertadores da América e estar em busca do quadragésimo estadual, há uma sequência de títulos que o co-irmão tem e esnoba por apenas ele ter (mesmo tendo apenas 21 títulos estaduais). Trata-se de um hexacampeonato (6 títulos seguidos) conquistado na década de 1960, quando o Náutico tinha um grupo que chegou a ser vice-campeão brasileiro. O Sport em duas oportunidades chegou perto quando tinha o penta e no ano seguinte quando era o momento de conquistar o hexa e acabar com a sequência alvirubra, o rubro-negro não conseguia. Em 1975, derrubado pelo próprio Náutico e em 2001, derrubado também pelo Náutico.

Quente antes de começar
No ano passado já se previa o que vinha nesse ano. O atacante Carlinhos Bala, então atacante do Náutico, disse várias vezes durante o campeonato ser o Rei de Pernambuco. Na final contra o próprio Sport, perdeu por 1 a 0. Comemoração na Ilha do Retiro com direito a coroas de rei para todos os jogadores do Sport, em tom de gozação. Já neste ano, a briga esquentou, só que dessa vez nos bastidores. Diretores de Sport e Náutico saíram sondando jogadores de ambas equipes para defender seus respectivos clubes, tanto para desmoralizar dizendo que esse ou aquele time tem mais poder, quanto para desestabilizar o adversário. Foi assim quando aquele Carlinhos Bala que provocou e Ramirez ex-Náutico foram parar no Sport; assim como Everton e Eduardo Ramos ex-Sport foram para o Náutico. Sem contar na novela Derley, que jogou no Náutico ano passado e estava na dúvida entre jogar no clube que conhece ou no Sport. No final ficou no Náutico. Tudo isso porque o Sport quer muito esse título e o Náutico quer quebrar mais uma vez a tentativa do Leão, para assim poder manter o único argumento que tem em discussões. Bom vai ser o confronto desses dois times dentro do campo, já que vão jogar, no mínimo, duas vezes.

As emoções com certeza não vão se restringir a apenas a Sport e Náutico. Os holofotes estão virados aos protagonistas e estão esquecendo que existe mais times. Para se ter uma idéia, até o momento os times do interior estão dando muito trabalho. Eles começaram a treinar antes e estão dando sufoco nos grandes. Estes, quando ganham, são com vitórias com apenas um gol de diferença. E Sport e Náutico já perderam para Cabense e Salgueiro, respectivamente. O Porto de Caruaru, por exemplo, nessas quatro rodadas disputadas, ganhou os quatro jogos, é líder isolado e ainda não tomou gol. Junto segue o outro grande da capital pernambucana, o Santa Cruz, que também ganhou os quatro jogos.

Presidente ditador

Como podemos ver, o campeonato promete. Isso se o presidente da federação não atrapalhar, como está fazendo. O senhor Carlos Alberto Oliveira, há mais de 10 anos presidente e com mandato até 2015 é um verdadeiro coronel, sem contar que é desumano. Essas quatro rodadas foram disputadas em apenas uma semana. Os jogadores estão reclamando de dores musculares, eles voltaram de férias agora. Os técnicos Geninho, do Sport e Zé Teodoro, do Santa Cruz foram os únicos profissionais do meio que manifestaram chateação.

Mas Carlos Alberto se superou mesmo foi em uma entrevista na TV Jornal do Comércio do Recife (Filial do SBT). Quando questionado sobre as polêmicas do campeonato disse exaltado e batendo no peito: “Quem manda na federação sou eu”. Simples assim.  

Confira o vídeo:




Nenhum comentário:

Postar um comentário