sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Fidelidade e esperança de Hadji



Passando os canais da TV, parei. Um cachorro. Peguei o filme em andamento, nada tava sabendo, mas logo percebi que o cão era o protagonista, pois a imagem não saia do plano em que o mesmo se encontrava. Os humanos eram vistos a partir da imagem dos olhos do animal. E o diálogo entre aqueles quase não existia no filme.

O cachorro tinha donos, o casal por sinal, o adorava, faz tudo pro cão se sentir bem. Dava casa e comida a hora que queria, alem do passeio. Mas o cão gostava de estar na rua, apesar do bom tratamento. Fugia de casa de maneira muito decidida quando encontrava uma brecha, deixando os donos loucos. Até que um dia, esses mesmos donos perceberam que Hadji (nome que chamavam o cachorro) se sente bem mesmo é fora de casa, o liberando portão afora, mesmo a contragosto e sentindo muito pela preferência de Hadji. Este depois teve vários outros donos, mas as ações de fugir para a rua se repetiam.

A rotina de Hadji se traduzia a passar o dia todo numa praça e dormir numa estação, debaixo de um trem. Assim foi até os últimos dias de sua vida. Na praça era conhecido, todos eram muito carinhosos com Hadji. Nunca lhe faltava comida, as pessoas sempre o alimentavam. Como um verdadeiro pastor, pessoas o cumprimentavam, chamando pelo nome (Olá Hadji! Bom dia, Hadji). Tinha gente que vinha em Hadji um confidente. Certa vez uma mulher foi contar seus problemas para o cão amigo, chorando ao lado dele e o abraçando. Outros sentavam do lado dele só para ter um pouco de paz.

Hadji foi ficando velho, perdendo a mobilidade, mas nunca alterou o modo de viver, que era entre a praça e a estação. Enfim, Hadji morreu em paz. A praça perdeu alegria, não era a mesma. No fim do filme tinha uma estátua de Hadji na mesma praça. Se trata de uma história real, acontecida no Japão, em 1939.

Logo depois a explicação da estátua e do gosto pela praça e pela estação. Hadji procurava seu primeiro dono, que morrera há nove anos. . Se encontram pela primeira vez na estação e a praça era o local de passagem todos os dias do dono quando o mesmo voltava do trabalho. O ritual diário de Hadji era como se esperasse aquele dono, como se um dia ele pudesse voltar.

Um comentário: