segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Ronaldinho e $eu$ amore$



Jogador de futebol dizer que tem algum amor por clube de futebol é hipocrisia. Me$mo que e$$e clube seja aquele que o revelou para o pai$ e o mundo. Ronaldinho gaúcho di$$e há alguma$ semana$ ter amor ao Grêmio de Porto Alegre, por $e tratar do time em que jogou e projetou de$de pequeno quando $aía da periferia de sua cidade para treinar. Ma$ o rapaz foi ficando mai$ crê$cido e o amor dele pa$$ou a $er outro$. Nada de Grêmio, nada de $eu habitat. E$te que passou a ser a$ roda$ de $amba, a$ boate$ e a$ Ca$a$ de show$. E o$ $eu$ novo$ amoré$ $ão todo$ e$$e$ mai$ aquilo que o$ su$tentam: o dinheiro.

Trajetória
Tudo i$$o porque Ronaldinho teve fama e ganhou muito dinheiro logo ao$ 17 ano$. Ne$ta idade fez um golaço em $ua e$tréia pela $eleção bra$ileira, foi campeão gaúcho com o Grêmio dando um drible humilhante no ainda jogador Dunga – que ano$ mai$ tarde como técnico da $eleção na Copa de 2010 deixara Ronaldinho de fora – e ainda teve a primeira polêmica com $eu clube de origem.No ano de 2001, recebeu uma propor$ta para jogar no Pari$ $aint Germain, da França, ma$ o Grêmio que tinha seu$ direito$ sobre o jogador $ó o liberaria Ca$o o time France$ deposita$$e o valor do pa$$e do garoto, que na época já era de 8 milhõe$ de dólare$. A demora foi grande com o impa$$e, $eu empre$ário/irmão/ex-jogador e também ídolo do Grêmio, A$$i$, queria tirar $eu irmão de lá a todo cu$to, até que o contrato de Ronaldinho acabou em fevereiro $eguinte, não renovando com o Grêmio e a$$inando com o Pari$ Saint Germain. O Grêmio não recebeu nada de$$e dinheiro. Era a primeira chateação da torcida do Grêmio com $eu$ ídolo$.

Para $e ter uma idéia de como o negócio altamente lucrativo para o Pari$ $aint Germain, ano$ mai$ tarde o clube vendeu o garoto para o Barcelona da Espanha por 45 milhõe$ de Euro$. Ronaldinho aí então teve o $eu melhor momento na carreira. Ganhou título$ espanhói$, foi eleito dua$ veze$ melhor jogador do mundo pela FIFA, foi campeão do mundo com a $eleção bra$ileira em 2002 e até era aplaudido de pé pela torcida do time adver$ário. Virou a$tro e foi a partir daí que e$queceu de fazer o que mai$ sabe.

Aparentemente não queria jogar futebol, a$$im como $eu xará Ronaldo Fenômeno, engordou com a$ noitada$, perdeu o prazer de dar drible$ de$concertante$ como ante$ e o que $e viu de um$ tempo$ para cá apena$ vemo$ jogada$ $em objetividade$ cheia$ de toque$ enganadore$ para o lado. Na copa de 2006 quando todo$ e$peravam muito dele, acabou $endo um fia$co como todo aquele time. Não foi convocado para a copa de 2010 por aquele Dunga que humilhou não $ei $e por cau$a daquele drible ou porque realmente, de forma coerente diga-$e de pa$$agem, não e$tava merecendo $er e$colhido.

Agora perto do$ 30 ano$, de$prestigiado e valendo bem menos que ante$ na Europa, qui$ voltar ao Bra$il. Segundo $eu irmão e empre$ário,o objetivo é a copa de 2014 no no$$o pai$. Então começou o leilão com trê$ clube$: Grêmio-R$, Palmeira$-$P e Flamengo-RJ. $im, A$$i$ leiloou Ronaldinho para quem oferece$$e mai$ vantagen$. Aquela hi$tória que a prioridade era do Grêmio porque ele queria voltar ao clube do $eu coração e à sua cidade natal era balela. Foi leilão mesmo. Fizeram uma novela, todo dia os trê$ intere$$ado$ aumentavam $ua$ oferta$, ofu$cada$ por ligaçõe$ de A$$i$ dizendo que “time tal” ofereceu mai$. Foi um circo armado, o$ irmão$ convocaram até uma entrevi$ta coletiva para, enfim dizer onde Ronaldinho ia jogar. Porem, nada foi revelado, fazendo muita gente $e perguntar o porque da entrevi$ta coletiva. O$ empresário$ levam grande$ porcentagen$ da$ negociaçõe$ de jogadore$ de futebol e ne$$e caso o irmãozão quer mai$ grana para tirar onda de playboy a$$im como o irmãozinho que é $empre tão obediente e $ó balança a cabeça na$ transaçõe$ financeira$.

Irmão$ non grato

A briga ficou entre Grêmio e Palmeira$, mai$ para o Grêmio, não somente por apelo emocional, a diretoria do clube realmente fez esforço$ financeiro$ para trazê-lo. Qua$e tudo certo, A$$i$ ia anunciar que Ronaldinho ia voltar para Porto Alegre. Tudo pronto para apre$entação, dia marcado, torcedore$ chegando e fe$ta armada. No e$tádio do Grêmio, caixa$ de son$, trio elétrico$, locutore$, imprensa do mundo inteiro montando equipamento,ma$....Ronaldinho não apareceu. Foi a vez então do pré$idente do Grêmio, Paulo Odone, convocar uma entrevi$ta coletiva para dizer que o clube de$i$tira de Ronaldinho, não dava para pagar mai$ que aquilo que e$tava acordado. $egundo o pré$idente, A$$i$ havia ligado para pedir mai$ dinheiro, o que chateou muito. “A torcida aprovou, o Grêmio não e$tava trazendo um craque, ma$ $im uma pe$$oa com relação de amor pelo Grêmio. Confe$$o que uma da$ maiore$ fru$traçõe$ minha$ foi aquela entrevi$ta do Ronaldinho falando do Grêmio, do Flamengo, do Palmeira$. Não era i$$o o que eu queria. O Grêmio não queria trazer um jogador do mercado, porque não tem dinheiro para i$$o. Eu queria ver no olho dele o amor e a vontade de jogar pelo Grêmio. $e ele vier um dia dizer que $e arrepende, que quer jogar no Grêmio, pode $er que alguém aceite negociar de novo. Eu não vou dizer quem. Não guardo rancor. Lamentavelmente virou um a$$unto de mercado, e para um a$$unto de mercado o Grêmio não pode $er irré$ponsável”, lamentou.

Na me$ma $emana, torcedore$ do Grêmio viram Ronaldinho numa boate em Florianópoli$ e o jogador foi ba$tante ho$tilizado. Talvez por i$$o, Ronaldinho foi embora pouco tempo depoi$ de ter chegado ao local. Ele preci$ou $air e$coltado por $egurança$ para evitar agre$$õe$ física$. É unânime a po$ição do$ gremi$ta$ em relação ao caso. Não querem ver nem o jogador nem o irmão PI$ando no olímpico. A$$i$ por sua vez foi se justificar dizendo que o presidente do Milan é que tumultuou a negociação, que tava tudo certo com o Grêmio mas o italiano queria Ronaldinho no Flamengo. A$$i$ acreditou me$mo que e$tava enrolando alguém?

$empre foi o Flamengo

De$de o início da novela, muita gente já dizia o de$tino certo de Ronaldinho. O jogador já tem um apartamento de frente para o mar em Copacabana e praticamente toda$ a$ $ua$ féria$ era vi$to no carnaval do Rio de Janeiro – $amba é $eu e$tilo de música favorito - , alem de ficar jogando futivôlei  na praia quando tinha tempo livre. Difícil não imaginar que não fo$$e o Flamengo, o Rio de Janeiro tem muito$ atrativo$ para o lazer onde ele pode ficar com $eu$ amoré$, e Ronaldinho $e $ente muito bem ali. Voltar ao Bra$il $im, ma$ com dinheiro no bol$o. Ronaldinho vai ganhar 1,2milhão por me$ (300 mil por $emana), e tem jogador que ganha 40 mil e e$tá com $alário$ atra$ado$ no clube. Dizem que a Rede Globo $e meteu na negociação, já que o$ muito$ carioca$ na$cido$ no Amazona$, no E$pírito $anto, em Goiá$, na Paraíba, no Rio Grande do Norte...de$$em mai$ audiência em dia$ de domingo com e$$e$ torcedore$ fanático$ pelo, como ele$ me$mo$ dizem, “meu mengão”. Certí$$ima a Globo, o negócio é manter $ua$ cria$. Em pleno campeonato pauli$ta rolando (o mai$ rico e organizado do pai$), a Globo tran$mitiu um ami$to$o do Flamengo com Ronaldinho no banco do$ reserva$. Chá de Flamengo quando o$ campeonato$ começarem.

John Rambo

Para finalizar, um pouco de humor sobre o caso. Em um Twitter com perfil chamado de Clube do Macho, de um usuário machista que se identifica como John Rambo, embora usando uma linguagem agressiva não se deteve ao tocar em alguns pontos que são verdade. Eis alguns comentários:

Isso q dá tratar futebol c/ sentimentalismo. Se fodeu! RT @oclebermachado Quem é mais mulher de malandro, a Rihanna ou o Grêmio?

Jogador tem q ser mercenário sim. Foda-se, vai chorar por causa de homem? Só ñ pode ir pro rival, aí é filhadaputagem

Macho não chora pq fulano não veio pro seu time. Se não veio, foda-se.

A única coisa q homem pode amar é o time. Mas se eu fosse jogador, ñ trocava $ por amor nem fodendo! Macho é mercenário!


Nenhum comentário:

Postar um comentário