terça-feira, 8 de novembro de 2011

Jornalistas de PE entram em estado de greve

Após uma assembleia que lotou o auditório do Sindicato dos Gráficos de Pernambuco, na Rua do Veiga, os jornalistas de Pernambuco decretaram estado de greve por 48 horas. O prazo foi dado para que as empresas possam iniciar as negociações da campanha salarial 2011.

Muito mais que o salário, o que tomou boa parte da reunião foi a discussão sobre a exigência ou não do diploma de jornalista para exercício da profissão.

Na assembléia do Sindicato,a maioria dos participantes era de jornal impresso, tanto do Diário como do Jornal do Commercio e da Folha de Pernambuco. De TV, quase ninguém.

A votação deu o esperado: 117 votos a favor da greve e 24 contra.

Sobre a possibilidade de parar, a categoria entendeu da seguinte forma: 48 horas em estado de greve, com todo mundo trabalhando normalmente. Se na quarta-feira os "patrões" não apresentarem disposição para a negociação, greve geral nas redações a partir da quinta.

Tinha gente morrendo de medo, perguntando mil vezes sobre retaliações e afastamentos. Normal. Ninguém quer perder seu emprego suado - já que pra achar outro é barra. Para piorar, já tem empresa dizendo que é capaz de fechar o jornal só com estagiários e material de assessorias (que com certeza não vão aderir ao movimento).

Pernambuco viveu um momento histórico em 1990 quando eclodiu uma greve de 14 dias da categoria,a mobilização foi geral e os patrões se renderam.Confira abaixo a greve dos jornalistas,um movimento que deu certo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário