terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Agência de Notícias na periferia

    Uma das comunidades mais violentas do Recife criou sua própria Agência de notícias. Localizada na comunidade Roda de Fogo, a Agência de Notícias foi uma idéia conjunta entre uma blogueira e um rapaz, ambos da comunidade. O que aconteceu foi o seguinte: a blogueira postava em seu espaço de discussão, conteúdo relacionado a tudo que acontecia na comunidade, em tom noticioso; mostrou para o rapaz, e a idéia aflorou. A Agência de Notícias conta com um espaço na Internet e uma rádio local, há dois anos.


    Hoje, a Agência de Notícias conta com 5 integrantes. E para quem pensa que as notícias informadas são apenas as relacionadas à violência se engana. Pois é mostrada toda manifestação cultural tradicional que tanto acontece no local, além de prestação de serviços como divulgação do comércio na comunidade. “A mídia só enfoca a violência em Roda de Fogo, e também não mostra nosso trabalho”, queixa-se um dos integrantes da Agência.

    Exemplos como o da Roda de Fogo aproxima mais as pessoas de sua realidade. Não os mantém distante em relação ao que a “grande mídia” coloca, dando aquela sensação de vazio ao não participar do reveillon em Copacabana, o carnaval em Recife, Olinda, Salvador, São Paulo ou Rio de Janeiro. Fazer algo independente, antes de ameaçar a “grande mídia”, é fazer com que as pessoas se aceitem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário