quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Carnaval verde é possível e depende de cada um

    Para quem pensa que carnaval não tem ligação alguma com o meio ambiente se engana. Geralmente as bebidas, sejam elas alcoólicas ou não, são vendidas em latas de alumínio, e quando consumidas representam muito para empresas, seja no consumo propriamente dito de suas marcas ou no baixo custo de uma reciclagem em relação à produção de novas embalagens. Já no caso da água, as garrafas PET também são valorizadas e são disputadas a tapas por ambulantes que recebem um troco quando as recolhem para essas empresas. De quebra, o meio ambiente agradece por não haver emissões de novas embalagens.


    Uma outra forma de se pensar a diminuição de poluentes no carnaval é quanto aos copos plásticos. Mas como isso acontece? O folião pode levar canecas, garrafinhas e porta-latas para colocar suas bebidas e dispensar os copos plásticos, estes que demoram mais tempo para se decompor na natureza se comparado ao alumínio das latinhas de bebida.

    Sem contar que estarão implantados pontos de coleta seletiva nas entradas e meios dos pólos de folia em algumas cidades brasileiras. É um tipo de coleta que separa o lixo em componentes, em outras palavras, são espaços coloridos e escritos para que determinado tipo de lixo seja jogado num certo local.

    A partir de tudo isso só cabe ao folião ter bom senso e saber que pode brincar e ajudar o planeta ao mesmo tempo, sem sentimento de culpa. Um pouco de esforço e educação não vai doer tanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário