quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Complexo Industrial move uma cidade,mas fecha os olhos de muita gente

    Durante apenas dois dias, pude presenciar na pele o que suspeitava  e percebi o quão dinâmica está a cidade do Cabo de Santo Agostinho-PE. Notei coisas boas, como ofertas de emprego impulsionadas pelo fenômeno do Complexo Industrial Portuário de Suape. Mas também Certos absurdos que afeta o povo do Cabo, como falta de saneamento, falta de educação, especulação imobiliária e preços abusivos que estão fora da realidade em diversos produtos.


O desenvolvimento que Deveria ser em forma de Benefícios para todos só aparece para alguns. Ruas como um Dr. Washington Luís se mostram esburacadas e com esgoto a céu aberto nas calçadas. E olhe que nesta mesma rua localiza-se uma empresa de Engenharia que presta serviços à Petrobrás, uma empresa Consultora em Recursos Humanos (ESPRO) e uma outra logo acima desta última empresa que presta consultoria empresarial.







    Já na Agência do Banco do Brasil da Rua Presidente Getúlio Vargas, o respeito ao limite máximo de 20 minutos esperando para ser atendido na fila é uma utopia. Nela, as pessoas se mostram impacientes com a demora e com os mal educados. Não é difícil ver jovens saudáveis na fila destinada aos idosos.
    Por falar em falta de educação, também não é difícil tomar um esbarrão e não ouvir pedido de desculpas, dando a impressão de que, se não foi de propósito, você é uma pessoa que não existe.


    Na Avenida Historiador Pereira da Costa a da maior contradição e Cidade na saúde. Durante o percurso é Possível ver Consultórios médicos particulares como a Unimed, Santa Clara, Cerpe e Centro de Diagnóstico Cardíaco tomando conta da cidade, mas de poucos usuários, na mesma avenida sobra uma das poucas unidades de saúde pública como é o caso uma Dr. Manuel Gomes onde boa parte da população demora para ser atendida.
    Como tudo é para empresas, os imóveis, como de se esperar, se valorizaram. Mas se valorizaram de uma forma exagerada e sem merecer. Os donos dos imóveis Colocam os preços dos aluguéis como bem entendem e sem direito um reformas. Qualquer coisa suja e depredada alto aluguel tem, e se quiser Melhoria o inquilino que faça um.
    A valorização segue o mesmo caminho no comércio. Lugares imundos e de mau atendimento cobram o mesmo preço de um almoço num bar organizado. Supermercados com produtos de procedência duvidosa remetem preços iguais ou até maiores que os da linha Carrefour em Recife. Também pude conferir o preço de uma lente de contato em uma ótica ser quase o dobro do que a dos Laboratórios Hope, lugar de excelência no serviço, e não eram de marcas diferentes, eram da mesma marca.

    Por fim, a Empreiteira Camargo Corrêa está construindo vias de acesso que vão desde Jaboatão dos Guararapes ao Cabo por conta de todo o "boom" provocado pelo Porto de Suape. Às pessoas do Cabo sobrará subemprego caso o prefeito e os próximos só mostrarem seus lados de empresários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário