sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Discurso demagógico das rainhas de bateria é falso e oportunista

    Devido a esse bombardeio da indústria carnavalesca, me deparei com aquelas gostosonas que se dizem celebridades sambando de forma desengonçada. São mulheres que mais parecem lutadores de vale tudo, já que várias características femininas como carisma e sensibilidade somem. E o pior não é isso. A falsidade não está só nos corpos cheios de cirurgias plásticas, mas também nos discursos.


    É que algumas delas falam que amam as escolas de samba e as comunidades que as representam. O contraditório disso tudo é a ausência dessas mulheres nessas comunidades, pois nunca pisaram lá, e quando vão, é para ensaiar véspera do carnaval na quadra em meio a um aparato midiático e uma tentativa de forçar uma identificação com os moradores do local.


    Ellen Roche, uma loira que várias vezes posou nua, hipocritamente disse: “eu amo minha comunidade”. Como assim minha comunidade? Quantas vezes ela foi lá sem ser período de carnaval? Ela se relaciona com pessoas de lá? Que tal com um homem sério, honesto e trabalhador que ganha um salário mínimo?


    Já Nana Gouvêa, que nem nas novelas chatas do SBT aparece mais, só se mostra nesses momentos de liberação de vestuário. Recentemente ela foi fotografada de mini-saia e calcinha a mostra em visita ao Cristo Redentor. Sem falar no carnaval, que em todos os anos ela está presente, em diferentes escolas de samba. Ela admitiu que recebeu outras propostas de escolas para ser rainha de bateria, mas gaguejou ao não dizer o porque de não ter aceitado a troca esse ano. Imaginem ela dizendo todos os anos para escolas diferentes: “eu amo minha comunidade”. É aquela tal coisa: quem pagar mais para a “celebridade” tirar a roupa, leva.


    As verdadeiras rainhas de bateria deveriam ser as mulheres que moram nessas comunidades periféricas. Assim haveria uma representação autêntica, real e democrática do carnaval de sambódromo, que agora se paga para entrar e tem as intocáveis pessoas famosas como protagonistas. E ainda chamam de “minha comunidade”.

Um comentário:

  1. VC conhece a Rosas de Ouro e a Ellen Roche?? E mais, a história dela com a agremiação?! Com certeza depois de ler o seu discurso vejo que não! Então cala a boca babaca e vai aprender e ao menos pesquisar antes de falar... não sei de outras, mas sei da história da Ellen pois sou porta bandeira do rosas a mais de 10 anos... então as pessoas falam sem saber e falam besteiras... preste atenção?!

    ResponderExcluir