sexta-feira, 13 de maio de 2011

Teatro somente no nome


A população mais abonada sempre reclamou. Natal não tinha os grandes shows musicais que o público seleto queria ver. Se um artista famoso ia por perto da cidade, pulava Natal e ia para a outra. O motivo era a falta de um espaço físico que pudesse abrigar artistas e público selecionado para tais eventos.

Outros reclamavam que Natal só tinha um teatro, e o outro funcionando de vez em quando, inviabilizando a vinda de peças do eixo Rio-São Paulo e até inibindo a criação de novas peças locais por falta de ambiente apresentável. Um verdadeiro desprezo com a cultura popular da cidade.

Eis que em novembro do ano passado surgiu o Teatro Riachuelo para suprir essas necessidades conjuntamente. Mas na verdade conseguiu atender apenas a primeira. A idéia do novo teatro era colocar Natal no circuito dos grandes shows nacionais, como de fato conseguiu. 

Porém, o teatro não existe em sua essência. Não é teatro como conhecemos porque só serve para shows. O Teatro Riachuelo não tem nem aparência de teatro. É um teatro que não tem peças se apresentando. E aquela coisa de existir como forma alternativa de ter acesso a cultura passa longe do Teatro Riachuelo. Está localizado dentro de um shopping, tem ingressos salgados em todos os shows para a população em geral. Para se ter uma idéia, o ingresso mais barato custa R$40 e, dependendo da atração, pode chegar a R$200.

Estrategicamente o Teatro Riachuelo fica localizado no último piso em frente a um restaurante bem requisitado na cidade, para que, em caráter de exclusividade, a elite possa comer bem, beber algo refinado e jogar conversa fora antes de dar apenas alguns passos até o lugar onde é destinado o local de acomodação da platéia no teatro. Não é raro ver a oligarquia política do estado presente junto com altas patentes do funcionalismo público e outro profissionais renomados.Mas também há aqueles que juntam dinheiro o mês inteiro para apenas estar inserido no contexto.

O Teatro Riachuelo não é de cultura popular como diziam no seu projeto inicial. Longe disso. Serviu para, como sempre, atender os mais abastados, excluir o povão e sustentar a indústria cultural. 

Obs: Para se consolidar como espaço do espetáculo, o Teatro Riachuelo foi palco essa semana da apresentação de jogadores de um time de futebol da cidade que tem o seu maior feito ter conquistado o Campeonato Brasileiro da Série C.

Um comentário:

  1. Nossa, alguém acreditou quando falaram q o TR ia ser de cultura popular? ¬¬"

    ResponderExcluir