quarta-feira, 1 de junho de 2011

1º de junho:Dia da Imprensa

Hoje é uma data especial.É dia da imprensa.Este instituição que presta inúmeros serviços à sociedade, seja ela civil ou não.A instauração da imprensa é antes de tudo garantia de direitos, de democracia e de liberdade de opinião. Sem imprensa não há democracia, existe um engajamento de estabelecer o processo de institucionalização de um país. Depois passa a ser voz das pessoas comuns, aquelas que não podem estar, por algum motivo, frente a uma autoridade para questioná-lo.

A função social da imprensa vai além da produção técnica de notícias e reportagens. O papel dela vai adiante, é de pensar, fazer a reflexão do meio em que vive fazendo com que as pessoas passem a pensar sobre também por meio de seus textos, vídeos e fotos.O profissional de imprensa também deve analisar e interpretar a realidade, mediando discursos oficiais sempre com o olhar crítico, defendendo sempre o lado da sociedade, o seu verdadeiro patrão.

Por força da lei nº 9.831, de 13 de setembro de 1999, o Dia da Imprensa é comemorado, no Brasil, no dia 1º de junho, data em que começou a circular o jornal Correio Braziliense, fundado por Hipólito José da Costa, em 1808. 

E se a imprensa realmente não existisse?
 

por Duda Rangel

Quem denunciaria as contas secretas, as maracutaias, os dólares na cueca? O novo CD da Preta Gil, que perigo, chegaria às lojas imune de críticas.
Quem avisaria sobre as graves de trem, as ruas congestionadas e as chuvas de fim de tarde?

Nenhum comentário:

Postar um comentário