quarta-feira, 1 de junho de 2011

Covardia e inconsequência da torcida do ABC


Lamentável o que aconteceu no estádio Frasqueirão em Natal. No jogo entre o ABC (donos da casa) e o Salgueiro-PE, um torcedor do Sport, que não tinha nada a ver com o jogo já que o time para qual torce não estava jogando, foi expulso de onde estava simplesmente por estar com a camisa do rubro-negro no meio da torcida abecedista. 

O jovem foi xingado por vários outros e teve de ser escoltado pela polícia local para não haver maiores problemas. A covardia de estar em grupo é determinante para que esse tipo de situação aconteça. O pior de tudo é a humilhação sofrida e o constrangimento de ser retirado de um local onde assistia ao jogo sossegadamente.

Por que a implicância?

Difícil de entender a intolerância dos torcedores do ABC com o cidadão expulso. O problema de estar vestindo uma camisa do Sport vai mais além do que uma simples possível provocação do solitário torcedor frente à maioria. No estado do Rio Grande do Norte é comum ver não só nas ruas como também nos estádios – influência da grande mídia e de uma crise de identidade – camisas de times do eixo sul/sudeste como Flamengo, Corinthians, São Paulo, Vasco e outros. Camisas desses times freqüentam livremente no meio dos jogos sem estas equipes estarem jogando. Então porque implicar com um torcedor de um time da mesma região? Porque não expulsam também torcedores com outras camisas que não a do ABC? Creio que isso é difícil de acontecer, pois não raro escutar potiguar dizer que torce para dois ou três times de uma vez.

Existia até simpatia pelo ABC

Durante o acesso do ABC da Série C para a Série B era visto vários comentários de torcedores pernambucanos comemorando o êxito alvinegro, em apoio ao futebol nordestino contra a concentração midiática do futebol da região sudeste. No jogo do Vasco-RJ contra o ABC pela Copa do Brasil, também houve manifestação pernambucana a favor do futebol nordestino.

ABC e outros clubes que não são do eixo midiático não incomodam a torcida do Sport, muito pelo contrário. Aqueles que frenquentam o estádio da Ilha do Retiro com as camisas de clubes mais emergentes do futebol brasileiro têm até a simpatia do torcedor rubro-negro. Este acha interessante o uso da camisa do clube do estado da origem do torcedor . Ver camisas como a do ABC, América-RN, Paysandu e outros transitando dentro de seu estádio no meio de sua torcida a princípio não há qualquer tipo de reação negativa e intervenção violência, salvo é claro, se as equipes estejam se enfrentando no campo. Porém, por algum motivo, a recíproca não vem sendo verdadeira.

O perigo do futuro

A irresponsabilidade dos torcedores do ABC foi tamanha que pode incitar a violência, visto que ABC e Sport vão se enfrentar duas vezes no campeonato deste ano, um jogo em cada cidade de onde são. O vídeo tem circulado na internet e parou não só na comunidade do Sport, como também da “organizada” dela, uma das mais violentas. A simpatia depois do vídeo não é a mesma e podemos ter cenas lamentáveis tanto no jogo em Recife quanto no jogo em Natal, já que sempre há caravanas Recife-Natal em dias de jogos.

Um comentário:

  1. Fácil falar sem ter conhecimento completo. Primeiro que muitos torcedores pernambucanos, principalmente do sport, fazem com o povo do RN o mesmo que os cariocas fazem com pernambuco. Falam mal, chamam de potibacas, que aqui só tem misto enbasado apenas nas matérias do globo esporte. Segundo que de um ano pra ca vem ocorrendo um movimento extraoficial muito forte da torcida do abc pra que ninguém vá com camisas de outros clubes ao frasqueirão. O que ocorreu com o torcedor do Sport eu já vi acontecer com torcedores do Vasco e do Flamengo. Terceiro essa foto eh bem antiga, o frasqueirão ainda não estava nem pintado. De qualquer forma, acho que a torcida do ABC exagerou com o caso do Sport, mas não se façam de coitados por favor.

    ResponderExcluir