quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Ação cidadã cidadãos novos

    No alto José Bonifácio, uma das regiões mais violentas do Recife, um comunicador social e fascinado por leitura colocou no terraço de sua humilde casa uma estante com vários livros que tem e outros doados. A biblioteca improvisada fica a disposição principalmente das crianças, já que os livros são na sua maioria de conteúdo infantil, e é uma alternativa de melhor formação na comunidade.


    Crianças subindo e descendo ladeiras em grupos na periferia de uma cidade é comum quando se trata de ficar ao relento no meio da rua aprendendo o que não presta. Mas esta cena no alto José Bonifácio é para chegar até a biblioteca instalada na casa do Sr. ------. Para ele, um sonho em ver a realidade de sua comunidade transformada. Para as crianças, também um sonho, de que outra vida além da que vivem é possível.

    O Sr.----- momentaneamente deseja ampliar o espaço e receber mais livros através de doações, não só para aumentar o acervo, como também o número de leitores.

    A ação cidadã deste senhor é corajosa e encorajadora , pois fazer algo totalmente diferente daquilo que seu ambiente está acostumado é querer ver o mundo em volta transformado. Ao mesmo tempo é um esporro indireto em forma de ação em nós, para que tomemos alguma atitude quando estivermos insatisfeitos com esse tipo de situação (falta de educação, violência, egoísmo, mau-caratismo etc.). A ação cidadã cria no exemplo acima novos cidadãos, seja no sentido da idade ou da novidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário