sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

A TV na Romênia


A programação das TVs no mundo não difere tanto a que estamos acostumados, salvo algumas particularidades. Novelas, programas de auditório e telejornais são alguns tipos de produção que se podem ver. Esse é o caso da TV na Romênia, que também mostra algumas peculiaridades e formas de exibir seu conteúdo.


Os programas de auditório na Romênia não perdem muito em ruindade para os programas brasileiros do gênero, aliás a população local não hesita em chamá-los de porcarias. Mas um formato desse tipo de programa me chamou atenção. Em várias disputas musicais, o público bastante dividido e diversificado apóia o estilo em que tem mais afinidade, os outros estilos são vaiados e desprezados intencionalmente por aqueles que não gostam. Já para o final do programa é sabido que não há vencedor nas disputas, isso porque o respeito a diferentes tribos, idades, religiões e classes sociais é prevalecido. O programa se encerra com todos dançando. Em tempos de tanta intolerância, ta aí um apaziguamento.

Interessante notar também o tempo das propagandas nos intervalos, válido igualmente para os telejornais. Já pensou você estar concentrado na TV e de repente ter que parar para um intervalo de 12 minutos? Dá nem vontade de assistir mais. A justificativa não é só porque a TV tem que sobreviver de publicidade, mas sobretudo porque a Romênia e outros países do Leste europeu passaram muito tempo sob o regime comunista. Assim, a abertura para o capitalismo foi desenfreada, alem do país ter um mercado publicitário recente e promissor. Perderam a noção do tempo e estão ansiosos para ganhar dinheiro.

Um comentário: