terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Alguns governos fazem,mas o problemas está no povo


    As maiores cidades brasileiras convivem com a sujeira (embora pareça óbvio não é a política que estou me referindo) há algum tempo. Uns vão dizer que a causa disso foi a ausência do Estado quando formou-se as aglomerações desordenadas em barracos e favelas. De fato, isso aconteceu. Mas o que vejo como causa principal é a falta de educação do povo ao tratar do lixo.


    Não adianta vir falar que o Estado é totalmente ausente também nesse processo de educação. Desinformação não é. Existem medidas sócio-educativas e propagandas feitas pelo governo. Alem disso, cestos de lixo são instalados em diversos pontos das cidades. O problema está no povo.


    Em Recife por exemplo, eu estava atravessando a rua e do outro lado da mesma uma mulher de seus 25 anos comia Danone com o dedo e assim que acabou jogou o pote no meio fio. Em outra oportunidade vi um cidadão no ônibus acabar de tomar o suco e jogar a garrafa de plástico na rua. As calçadas são inundadas com fezes de cachorros das madames em bairros nobres. Sem falar na praia de Boa Viagem, em que mesmo sendo instalados banheiros públicos ao longo da sua orla, o cheiro de urina exala no ambiente.

    Qualquer medida governamental para diminuir a poluição das cidades parecerá ineficaz diante da falta de educação das pessoas. É que parece mais cômodo urinar em qualquer lugar do que segurar para fazê-lo num banheiro. Dá preguiça também ficar com lixo na mão até encontrar um lugar adequado para destiná-lo, é mais prático jogar no chão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário