terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Nem tanta luz,câmera emprestada e muita ação

Índios Chavantes da região metropolitana de Fortaleza estão recebendo instruções para produzir conteúdo audiovisual. Os nativos são treinados por voluntários que ensinam o manuseio de câmeras para a produção de documentários. Aliás, o único requisito técnico é esse, pois o mais importante é a idéia e a criatividade de cada um para que tudo que for pensado ser mostrado de forma independente.





O interessante disso tudo é o processo de mudança de paradigma que os documentários tupiniquins provocaram, já que estamos acostumados nessa especificidade audiovisual com o olhar de alguém de fora retratando uma realidade que não é a dele. É que no caso dos índios, é relatado o mundo em que vivem de acordo com a própria condição de habitante local.

Quando se sentirem habilitados para produzir mais, os índios também poderão realizar documentários na forma tradicional, ou seja, a partir da visão deles mostrar o que pensam da cidade grande e suas loucuras. No mínimo curioso essa inversão produtor-receptor, brancos que mostravam a vida de índios agora serem mostrados por quem antes era objeto de estudo. Fabuloso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário