sábado, 16 de abril de 2011

Entrevista Ritual



Entrevista Ritual é o processo de entrevista comum, que envolve necessariamente um entrevistador e um entrevistado. Do ponto de vista do conteúdo, os envolvidos, acrescidos do telespectador ou ouvinte (por ter maior recorrência no rádio e na TV) quase sempre sabem tanto o que será perguntado quanto o que será respondido.

A entrevista é ritual porque existe a formalidade de ouvir uma fonte durante um evento/acontecimento. Podemos tomar como exemplo, o final de cada partida de futebol em que o entrevistador tem a necessidade de escutar um jogador falando sobre o jogo, mesmo sabendo o que vai ser dito. Outro tipo de entrevista ritual é feito em alguns shows musicais.

Esse tipo de entrevista tem uma tendência mais de valorizar a figura do entrevistado do que fazer questionamentos. Por essa razão, apesar de existir um tom de conversa, esta não terá força suficiente para gerar uma mudança social profunda, visto que as declarações na maioria das vezes não são relevantes.

Mesmo a entrevista acontecendo em momentos de importância, a ação ritual das partes funciona como um acordo entre eles, ignorando assim qualquer tipo de interesse público. Serve apenas para validar a opinião do entrevistado e a “relevância” dos fatos sem questionamentos. Um exemplo disso são os momentos de catarse, em que a exacerbação de uma alegria por conta de um evento realizado por um ícone não permite um senso mais crítico sobre os fatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário