quarta-feira, 20 de abril de 2011

Nova pesquisa de torcidas em Pernambuco mais uma vez coloca o Sport em 1º lugar

Por Blog do Torcedor

O instituto Plural divulgou o relatório de uma pesquisa sobre a preferência clubística de habitantes de todo o Estado de Pernambuco.

Com base em 1200 entrevistas, realizadas entre 2 e 6 de abril, a pesquisa endossou o Sport como o time com mais torcedores (26%), seguido pelo Santa Cruz (16%). A novidade é que as torcidas de Flamengo (8%) e Corinthians (7%), com grande adesão nas regiões interioranas, se equivaleram à do Náutico (7%), mais concentrada no Recife. O empate técnico se configura devido à margem de erro de 2,8%.

» Quanto mais próximo do Recife, mais torcedores dos times do Recife. 74% dos entrevistados nessa cidade torcem para o trio Sport (40%), Santa Cruz (23%) e Náutico (11%). O Flamengo e o Corinthians têm a preferência de apenas 1%, cada.

» Quanto mais distante, mais torcedores dos times nacionais — culminando com 50% da preferência dos torcedores da região do Vale do Rio São Francisco pelo Flamengo, contra 4% do Sport, 1% do Santa Cruz e o Náutico não chegando nem a 1%.

Mesmo sem a pesquisa entrar no mérito da questão, o ponto central é a disseminação da informação. O indivíduo tende a torcer por aquela equipe que vê jogando. Quanto mais se adentra em direção ao sertão, mais a população fica sujeita às programação nacional da maior emissora do país, por meio de parabólicas, sem que espaço para a produção do Recife.

» Também chama atenção o número dos sem torcida, 26% do total, percentual idêntico ao da torcida do Sport. Detalhando os resultados na variável sexo, 37% das mulheres não têm time, quantidade bem maior do que a dos homens (14%).

A pesquisa apresenta tabelas com os resultados das variáveis sexo, faixa etária, grau de instrução, mesorregião e renda familiar.


2 comentários:

  1. REALMENTE VCS NÃO SABEM O QUE DIZEM E NÓS NÃO SABEMOS POR QUE LEMOS, VAMOS FALAR A VERDADE POR QUE TORCIDA QUE LOTA ESTADIO É A DO SANTA CRUZ FAZE COMPANHA NA RUA É UMA COISA AGORA VAMOS VER QUEM LOTA QUEM É REALMENTE TORCEDOR QUE ESTAR EM ESTÁDIOS ? TODOS NOS SABEMOS QUEM É ENTÃO OK EU ME CONFORMO POIS SOU ALVIRUBRA MAIS VAMOS FALAR A VERDADE OK! Bjjs e até a proxima :*

    ResponderExcluir
  2. Sport contra tudo e contra todos.O NACRUZ unido mais uma vez com um intuito que todo mundo sabe.Pequenes nao há igual.SPORT,UMA RAZÂO PARA VIVER!

    ResponderExcluir