quinta-feira, 14 de abril de 2011

Folha terá que apresentar projeto de controle da carga horária dos jornalistas

Por Comunique-se

O Grupo Folha tem 90 dias para apresentar um projeto de controle da carga horária dos profissionais dos jornais Folha de S. Paulo e Agora SP. O prazo foi estipulado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), em reunião realizada na última semana, mediada pela Secretaria Regional do Trabalho.

No último mês, o Comunique-se divulgou irregularidades na redação do jornal Agora, a partir de relatos dos próprios empregados. Os jornalistas se queixavam de trabalhar de 12 a 15 horas por dia, sem direito a banco de horas ou extras. Segundo os profissionais, cada repórter era responsável por mais de oito pautas diárias.

“Eles admitiram que o controle das horas trabalhadas pelos jornalistas é informal, era uma coisa decidida informalmente só entre repórteres e editores”, explica o presidente do sindicato, José Augusto Camargo.

A entidade também alegou na reunião que a integração das redações na Folha aumentou o trabalho dos profissionais e questionou os chamados “frilas fixos”. O Grupo Folha se comprometeu a colocar em pauta esses assuntos no projeto que será apresentado em até 90 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário