terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

22 de fevereiro de 1987: morre o criador da arte pop

Por L&PM Editores
Andy Warhol morreu no dia 22 de fevereiro de 1987 às 06h32min da manhã, segundo o prontuário do Hospital de Nova York. Recuperava-se bem de uma cirurgia de rotina na vesícula biliar realizada no dia anterior, mas não resistiu a uma “arritmia pós-operatória cardíaca súbita”. Dezenove anos antes, em 3 de junho de 1968, ele havia levado três tiros de Valerie Solanas no momento em que saía da sua célebre Factory no Soho. 
Solanas era uma ex-funcionária, roteirista, lésbica e fundadora do movimento SCUM (Society for Cutting Up Men - Sociedade para eliminar os homens). Este atentado foi tema do filme "I shot Andy Warhol" (Eu atirei em Andy Warhol), dirigido por Mary Harron (1996). Warhol esteve semanas entre a vida e a morte, mas conseguiu recuperar-se levando seqüelas do atentado para o resto da sua vida. 
Nos anos 1970,Warhol fundou a revista Interview que tornou-se uma referência de jornalismo cultural. Fez filmes underground considerados clássicos do gênero. Mas sua celebridade e sua importância como artista estão ligadas à pop art. Seu nome figura ao lado de Roy Lichtenstein e Jasper Johns como grandes pioneiros daquele que seria o maior movimento de artístico pós arte moderna. E Warhol foi além. Sua arte é uma consequência da sociedade de consumo cuja explosão nos anos 50 e 60 ele assistiu e viveu. Trouxe, como Johns e Lichtenstein, o banal, os ícones da cultura popular para as suas criações. Sua proposta foi fazer múltiplos, utilizando séries com telas impressas em serigrafia onde ele fazia intervenções pontuais. 
Sua célebre representação das latas de sopa Campbell’s – um clássico da pop art – e sua frase “no futuro todos terão seus 15 minutos de fama”, são emblemáticos da sua filosofia. Warhol fez incursões na música e lançou Lou Reed e seu Velvet Underground.
Andy Warhol nasceu em 6 de agosto de 1928 em Pittsburg, Pensilvânia, filho de uma família judia oriunda da Eslováquia. Publicou vários livros, inclusive “Os Diários de Andy Warhol” editado no Brasil pela L&PM em 1989. Uma das marcas de sua personalidade foi o deslumbramento com celebridades, exposto no seu diário e na sua própria obra. 
Em poucas palavras, AW é responsável pela última grande revolução artística. Extraindo elementos da cultura de massas registrou a fundamental passagem para a era pós-moderna. Poucos artistas na história da arte tiveram tanta influência sobre os seus contemporâneos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário