sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

No sono uma quedinha de energia,acordado a realidade era de um apagão


Aqui em Recife, acordei com calor,falatório da minha mãe e a rua às escuras. “Ah,deve ter faltado energia por aqui pela redondeza”, pensei e virei para dormir de novo. Logo de manhã cedo e com conexão restabelecida, vejo num perfil de uma rede social na internet uma amiga comentando que faltara energia em Natal enquanto falava com seus familiares que estão longe via web. Pensei que poderia ser coincidência faltar energia nos dois lugares ao mesmo tempo.

Mas era engano. Os noticiários falavam em blackout em pelo menos oito estados da região Nordeste. Foram afetados: Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí.  O presidente da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), Dilton da Conti, afirmou que o blecaute pode ter sido causado por um problema na linha de transmissão entre as cidades de Sobradinho (BA) e Petrolândia (PE). Devido à falha, as usinas de Xingó, entre os Estados de Alagoas e Sergipe, Paulo Afonso (BA) e Luiz Gonzaga (PE) teriam saído de operação, comprometendo o fornecimento de energia em parte do Nordeste.

Políticos da oposição do governo já cobram rápidas explicações do governo federal sobre o caso, em especial o líder do DEM na Câmara, o deputado federal baiano Antônio Carlos Magalhães Neto.

Transtornos

O aeroporto Augusto Severo, que fica na região metropolitana de Natal, teve uma pane geral, já que o gerador do local não funcionou.

Em função do apagão, até o início da manhã desta sexta-feira (04), a edição do Jornal do Commercio, da capital pernambucana ainda não pôde circular. Houve uma pane no sistema de editoração do jornal. Porem, enquanto o sistema Jornal do Commercio de Comunicação sofria baixa no seu meio impresso, a rádio jornal foi responsável por toda a cobertura durante toda a madrugada, com depoimento de populares.

De acordo com a Companhia pernambucana de saneamento (Compesa), a falta de energia dificultou abastecimento nas cidades de Bezerros, Limoeiro e Belo Jardim. Sistema Pirapama está parado.

Em Olinda, um grupo ateou fogo na avenida Presidente Kennedy, uma das mais movimentadas da cidade. De acordo com o major Ricardo Sentes, gerente adjunto do Centro de Operações da Secretaria de Defesa Social, foram registradas ocorrências isoladas de vandalismo e tentativas de assalto.

Também foi registrada uma "inquietação" nos presídios, o que demandou um reforço policial ns arredores destes centros prisionais. Segundo Sentes, o comportamento foi provocado sobretudo pelo calor dentro das celas, que necessitam de ventiladores para aplacar as altas temperaturas.Detentos do presídio Aníbal Bruno, em Recife, aproveitaram a falta de energia para atacar um grupo rival. Um preso foi morto com uma faca artesanal e um segundo detento, atacado a tijoladas, está internado em um hospital da capital pernambucana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário