quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Apagão no Nordeste passou a existir depois do que houve em São Paulo



A cobertura da grande mídia foi pífia ao tratar do apagão que atingiu oito estados do Nordeste. O fato foi apenas citado, teve pouca cobertura das conseqüências que o caos gerou. Foram quatro horas sem energia, pessoas com calor, assaltos nas ruas, inquietação nos presídios, atrasos nas rotativas dos jornais impressos para serem colocados nas ruas e até interrupção do serviço de fornecimento de água.

Nada disso foi exposto pela mídia nacional, que apenas relatou um encontro da presidente Dilma Roussef com o Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para cobrar e saber as causas. Mas as conseqüências foram ignoradas, como se ninguém tivesse sido atingido. Se não fosse a mídia regional, os que não foram tão afetados pensariam que foi uma quedinha de energia boba.

Pimenta nos olhos dos outros...

O descaso da pauta foi tanto que a grande mídia pegou um gancho no que aconteceu no Nordeste para virar pauta para a sociedade hegemônica. O telejornal, Jornal Hoje da Rede Globo, teve a capacidade de fazer uma matéria em que foram investigadas as condições das hidrelétricas que abastecem a região Sudeste, para prevenir e não acontecer a mesma coisa que aconteceu no Nordeste. Já uma investigação das hidrelétricas que abastecem o Nordeste para saber as causas do apagão e antecipar o governo, identificando suas falhas não foi feito. A imprensa quando quer fiscalizar presta grandes serviços à sociedade, mas nesse caso ignorou uma parte dela.

Mexeu comigo o bicho pega

Ironicamente logo depois do apagão do Nordeste teve um apagão em São Paulo. Aí sim a grande mídia caiu de pau no que aconteceu. Foi cobertura nas ruas com acidentes no trânsito, pessoas e empresas perdendo dinheiro nos escritórios da capital, nos bancos, gente perdendo vôo nos aeroportos, cobrança ao governo federal e debates em canais fechados sobre a complexa estrutura de energia do país. Num instante lembraram do triste evento no Nordeste, mais uma vez como gancho, ao denunciar que o sistema hidrelétrico do país está falho e que vem acontecendo blecautes de forma sucessiva. Porque não fizeram esse barulho todo antes? Foi preciso acontecer consigo. E olha que foram 20 minutos, queria ver o estardalhaço se fosse as quatro horas do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário