terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O que está por trás da não exclusividade do título de 87 ao Sport



A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), protagonizada pelo eterno presidente Ricardo Teixeira, mais uma vez passou por cima de tudo e de todos, fazendo o que dá na telha amparando-se somente por seus interesses. A última palhaçada do chefão do futebol foi revogar decisão judicial e declarar o Flamengo como campeão brasileiro de 1987. Isso mesmo, Ricardão passou por cima da decisão do Superior Tribunal de Justiça(STJ), que declarou o Sport Clube do Recife como o único campeão daquele ano, e agora diz que o título será dividido entre os dois clubes.

Entendendo o caso


No ano de 1987, a CBF não tinha condições financeiras para realizar o campeonato daquele ano. Então o recém criado “Clube dos 13”, formado pelos principais times brasileiros, foi o organizador. O campeonato foi chamado de Copa União, formado por 2 grupos, o módulo verde (formado por clubes ditos principais) e o módulo amarelo (formado por clubes ditos secundários). No regulamento estava previsto que campeões e vice de cada módulo iriam disputar um quadrangular final para aí sim decidir o campeão daquele ano.


Só que no meio da competição Flamengo e Internacional (campeão e vice do módulo verde) decidiram não cumprir o que haviam acordado no regulamento e resolveram boicotá-lo, ou seja, não jogar o quadrangular com Sport e Guarani, campeão e vice, respectivamente do módulo amarelo. 

O Flamengo se recusou a jogar com o Sport, este que jogou com o Guarani jogos de ida e volta. O Sport empatou em Campinas por 0 a 0 e ganhou em Recife por 1 a 0, sagrando-se Campeão Brasileiro de 1987, título que conquistou no campo, jogando. No ano seguinte, o rubro-negro pernambucano representou o Brasil na Taça Libertadores da América.

Perguntar não ofende 1: Se o Flamengo se julgava tão superior porque não acabou logo com isso jogando contra o Sport?

Perguntar não ofende 2: O Guarani foi vice campeão de 86.Porque foi colocado no grupo secundário em 87?

Obs 1: A Taça original está na Ilha do Retiro (estádio do Sport)

Obs 2: A FIFA (entidade internacional e máxima do futebol) reconhece somente o Sport como campeão daquele ano

Entendendo o outro lado

O lado ridículo da questão em também dar o título ao Flamengo é o inteiro compromisso nos interesses ideológicos, que consequentemente levam aos interesses comerciais/econômicos. Movendo as paixões de massa, a máquina dos meios de comunicação é importantíssima para consolidar a magia nos torcedores que já existem e para angariar novos adeptos a torcerem para um clube de futebol. Nesse sentido, a Globo que faz esse papel de uniformizar as mentes Brasil afora, pois não quer perder o direito exclusivo de transmissão que possui do campeonato brasileiro. É um interesse de ambas as partes, da TV e dos clubes que possuem as maiores torcidas, esses que podem aumentar seus faturamentos oriundos do marketing.

Já o clube dos 13 já manifestou várias vezes que quer democratizar o futebol brasileiro, para isso sabe que também terá que democratizar a mídia, outras emissoras já manifestaram interesse em transmitir o campeonato brasileiro. Três ou quatro canais exibindo jogos diferentes seria muito interessante, os torcedores dos vários clubes do país não ficariam mais reféns dos jogos de um ou dois clubes de uma única região. Logicamente a tentativa heróica do Clube dos 13 não foi bem aceita por esses grandes clubes que querem manter suas hegemonias.

Com isso, o Flamengo, dono da maior torcida do Brasil, graças as exageradas babações da Globo durante 20 anos, teve que dar um jeito de brecar essa tentativa de democratização e tentar rachar o Clube dos 13 para que a idéia não ande. Então, o primeiro passo foi a reunião às portas fechadas entre a presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, com Ricardo Teixeira, que em tudo vê dinheiro na frente, para dar um título ao Flamengo e realmente rachar o clube dos 13, aquela entidade que fez a Copa União, assim ficando desmoralizada. Com a saída de alguns clubes da entidade alternativa (Corinthians já saiu porque tem o mesmo interesse de unificação das pessoas assim como tem o Flamengo) a democratização dos jogos e da mídia não será unanimidade, dando continuidade ao status do Flamengo e da exclusividade da Globo. 

Mídia engoliu a corda na força

Foi um festival. Festa do Flamengo isso, festa do Flamengo aquilo. Vídeos do time, da torcida, hino, reprises. A mídia viu apenas o Flamengo, não quis saber o outro lado. Isso em jornalismo não se faz, a não ser que esteja engajado em alguma causa, o que é entendível nesse caso. Mas é um tremendo deserviço público de esclarecimento dos fatos. Repórteres da Rede Globo Nordeste (com sede em Recife) estavam doidos para dar opinião, mas se falar já sabem, é demissão na certa. Comentaristas competentes e renomados da Sportv (também das organizações Globo) até comentaram algo favorável ao Flamengo. Era de se esperar.


A mídia ignorou tanto o Sport que pretende calar o assunto. Tanto que agora se discute mais se o São Paulo deve entregar a Taça de Bolinhas (dada ao primeiro pentacampeão) ao Flamengo do que a reivindicação do clube pernambucano. Somente a mídia local de outras afiliadas que não seja a Globo e um jornal impresso e outro comentarista da Band nacional estão juntos com o clube da Praça da Bandeira.

Luta Homérica

Homero Lacerda,presidente do Sport em 1987

O presidente do Sport em 1987, Homero Lacerda brigou e briga até hoje pelos direitos conseguidos na justiça pelo clube que defende. Ao falar sobre a decisão da CBF, falou o seguinte: “é um interesse político, o Flamengo está se resgatando politicamente e a entidade não quer perder o dinheiro da TV e do próprio clube. Essa menina que está na presidência é inocente, estão usando ela para pratica má fé. Só que estão expondo um grande clube como o Flamengo ao ridículo, por que não precisa ficar dividindo título com ninguém, ainda mais quando não o pertence jurídica e moralmente”.

A seguir, veja a sequência de três vídeos em que Homero Lacerda esclarece de forma brilhante, o que aconteceu em 1987:


                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário