quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Fotografia é movimento


Fotografia é movimento. Mesmo que pensemos que aquela imagem ali congelada nos seja apresentada como parada. Apesar dessa impressão, a fotografia é movimento sim e explico o porque, sustentado em duas perspectivas.

Primeiro, é bom deixar claro que a fotografia tem a capacidade de registrar momentos e com isso as pessoas são capazes de fazer uma visita ao passado. Já aí temos uma característica de movimento, pois num momento dito presente, o ser humano é capaz de identificar as mudanças de lugares, pessoas e até de si mesmo ao associar com o que ficou. Ou não fazemos isso quando vemos álbum de família? Sem contar que ele pode até fazer projeções para o futuro, baseado na comparação foto do passado/vida presente. É o próprio movimento da vida.

A outra forma de movimento é o movimento puro e simples. A imagem da fotografia, diferente do que há na pintura, não é criada, ela existe. O registro perfeito de apenas um instante da realidade é feito em um click, mas a interação da cena, do movimento corporal continua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário