quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O cara do Marketing



Ele nos deu o exemplo de que para ser presidente não precisa estudar. Dos ditos de Lula esse foi o que causou mais polêmica. Mas ele não estava totalmente errado. Para ser político no Brasil basta ser bom de conversa como muitos brasileiros. Para comprovar isso basta ver a composição do Congresso Nacional de hoje.

Só que Lula se esqueceu de dizer que também não precisa de diploma para ser marqueteiro. O brasileiro já tem a profissão no seu sangue, tem a prática do dia-a-dia, não precisa de muito esforço para exercer. O maior exemplo do marketing é o próprio Lula. Estourou recentemente a notícia que o ex-presidente e seu partido gastaram demais nesses anos que passaram, principalmente no ano eleitoral de 2010. O problema é que Lula sempre dizia que estava tudo bem com as finanças do país e que o Brasil poderia até se dar ao luxo de emprestar dinheiro para outros países.

Lula sabia dos gastos, mas o golpe do mestre do marketing foi para tranqüilizar todo mundo, para manter a pose do Brasil próspero, do nunca antes na história desse país. O seu Ministro e agora também de Dilma, o competente e técnico Guido Mantega, não tocou no assunto enquanto Lula esta na presidência. Logo podemos concluir que alem de bom profissional, Mantega também é uma marionete.

A bomba tava armada, só estourou porque o Governo Federal anunciou o corte nos gastos em 50 bilhões. Com a medida, os concursos públicos estão suspensos este ano, e para piorar, nem quem passou assumirá seus cargos por agora, é que as nomeações também estão suspensas.  Sem contar que a precaução dos gastos nesse valor pode adiar a votação para o novo salário mínimo. 

A atual presidente Dilma Rousseff, ao contrário do seu antecessor, é bem mais pé no chão, mais durona e promete colocar profissionais técnicos nas determinadas funções prometendo acabar com a letargia do serviço público. não tem a malícia e o jeitão do discurso como Lula tem.

Nós temos é que dar os parabéns ao filho do Brasil, que soube enganar muito bem e provou realmente que para ser político e marqueteiro não precisa de diploma. Marketing não se teoriza mais que se pratica, e Lula sabe muito bem disso. Agora ele viaja de companhia aérea Gol, na classe econômica, tirando fotos, conversando, dando autógrafos, soltado piadas e fazendo pose de homem honesto que não roubou, comprovando isso viajando junto com o povo. As ações do rei do Marketing não vão terminar tão cedo, nem mesmo após sua saída da presidência porque ele quer ser canonizado.

De uma coisa temos que concordar, Lula é o cara. É um fenômeno que precisa ser estudado nas cadeiras universitárias do Marketing.

Fotos: Joel Silva/FolhaPress

Nenhum comentário:

Postar um comentário