sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

A Briga Flamengo X São Paulo X CBF pode sobrar para o Sport

Final 1987 Sport 1 x 0 Guarani-SP (Foto:Autor Desconhecido/Todos os Direitos Reservados)

Por Blog do Wellington Araújo

Um fato que aconteceu no dia de ontem e divulgado pela Internet e alguns órgãos da mídia escrita, foi o apoio formalizado pelo Clube dos 13 ao Flamengo, na sua busca do título de campeão brasileiro de 1987, que nos deixou intrigados, posto que achávamos que por uma questão de ética, aquela Associação não poderia ser interveniente numa questão entre clubes filiados.

O clube carioca irá entrar com uma ação declaratória na 5ª Vara Cível do Rio de Janeiro, para que a Confederação Brasileira de Futebol considere o clube como campeão brasileiro de 1987. Com muita estranheza, o Clube dos 13, que teria que manter isenção na questão, participa como parte interessada no processo.

Essa associação de clubes entende que organizou a Copa União naquele ano, daí apoiar o Flamengo na ação, indo de encontro a dois dos seus membros, no caso o Sport Club do Recife que foi reconhecio pela CBF campeão de 1987, e do São Paulo que recebeu esta semana a Taça das Bolinhas, como o primeiro penta-campeão.

Segundo parecer jurídico da entidade maior do futebol nacional, a questão está devidanente encerrada, desde que não poderia ir contra uma decisão judicial confirmada pelo Superior Tribunal de Justiça.

O processo transitou em julgado, sem recurso por parte do Flamengo ao STF, e daí não caber uma nova tentativa, mas o Flamengo vem usando uma nova estratégia, de que aquela corte com a sua decisão favorável ao clube pernambucano, não impediu um segundo campeão.

Aí que surge um fato novo colaborado pelo Clube dos 13, ou seja, uma Ata de Reunião assinada por todos os presentes, inclusive pelo Sport Club do Recife e São Paulo Futebol Clube, na qual o Flamengo também era reconhecido campeão brasileiro de 1987 (este documento foi publicado no ano passado em todos os jornais do Brasil). Tal documento foi produzido para que fosse enviado à CBF, a fim de que a entidade publicasse o reconhecimento de dois campeões.

A nova tese jurídica do clube carioca de que não se trata de um recurso contra uma decisão já firmada pelo STJ, e sim que o Campeonato tenha dois campeões, já que as próprias partes interessadas firmaram um compromisso por escrito concordando com tal solução, poderá abrir uma nova conceituação jurídica sobre o tema.

Será certamente uma nova batalha jurídica, e que demandará para o Sport um novo campo de luta, sendo que já deverá se preparar devidamente com o seu Departamento Jurídico, pois o peso dos mais fortes pesam em muito em nosso país, e nos leva a ter a devida preocupação sobre o assunto, pois essa ata é um fator extremamente relevante para a abertura da questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário